domingo, 26 abril, 2015. 02:44 UTC

Brasil

Luta contra a pobreza: Brasil à frente entre os "países emergentes"

Em 2009 no Brasil a percentagem de pessoas abaixo da linha de pobreza era de 3,2% .

Eduardo Ferro
Nos últimos anos, o Brasil tem vindo a experimentar uma estabilidade económica inédita e entre os denominados países emergentes, foi o que mais diminuiu as desigualdades socioeconómicas nas últimas décadas.

A conclusão consta e um estudo da antropóloga brasileira Maria Silvério e publicado pelo Observatório das Desigualdades da Universidade de Lisboa.

Em 2009 o Brasil experimentava já uma estabilidade económica nunca antes alcançada e a percentagem de pessoas abaixo da linha de pobreza era então de 3,2% do total de cidadãos.

Segundo um estudo da pesquisadora brasileira Maria Silvério, mestranda em antropologia no Instituto Universitário de Lisboa, o dado é revelador. Entre as cinco maiores economias emergentes, o Brasil foi a que mais diminuiu a desigualdade socioeconómica nas últimas décadas.

Embora o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro tenha crescido a um ritmo médio anual de 5,1% entre 2006 e 2011, os ganhos sociais obtidos no período são equivalentes aos de um país que tivesse registado uma expansão anual de 13% da economia, ou seja, mais do que o dobro do crescimento económico brasileiro.

A pesquisa de Maria Silvério mostra que, entre as cinco maiores economias emergentes - os chamados BRICS (grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil é o único que conseguiu diminuir consideravelmente a desigualdade de rendimentos nos últimos 20 anos.

Ouça a entrevista da Maria Silvério à VOA.

O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!i
X
24.04.2015 16:24
O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!

O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Mais Vídeos