sábado, 30 maio, 2015. 22:31 UTC

Notícias / África

Bissau: Missão internacional adiada 24 horas

A presença desta missão de organizações internacionais e sub-regionais visa avaliar, no terreno, a real situação que o país atravessa.

Simião Pongoane
O início da missão de vários organismos internacionais que vai inteirar-se da situação na Guiné-Bissau foi adiado por 24 horas devido à ausência da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.


A missão já se encontra em Bissau, mas ainda não se lançou ao terreno. Não se lançou, porque a equipa da CEDEAO só chega amanha ao país, contrariamente a das Nações Unidas, União Africana, CPLP, e a da União Europeia, que desde o fim-de-semana se encontram na capital guineense, tendo esta manhã mantido encontro com o chefe do governo. Encontro, à saída do qual não se registou nenhum pronunciamento. 

A presença desta missão conjunta e diplomática das referidas organizações internacionais e sub-regionais visa avaliar, no terreno, a real situação com que o país atravessa, Guine-Bissau, isto mediante a actual crise política, derivada do Golpe de Estado de 12 de Abril passado.Várias reuniões estão previstas com actores políticos e da sociedade civil guineenses.

De certeza que nestes fóruns, muitas coisas serão ditas e questionadas, e muitas outras ouvidas, tudo a volta do cenário vigente, por si muito complicado.

Ao que se sabe, desta visita, que desperta uma atenção especial, em Bissau, vão sair recomendações, que merecerão aturadas e necessárias avaliações para eventuais tomadas de decisões por parte da Comunidade Internacional, sobretudo da ONU, cujo escritório tem reportado os factos correntes.

De referir que a vinda desta missão a Bissau foi decidida em Adis-Abeba, capital da Etiópia, a 1 de Dezembro corrente, sob auspícios da União Africana, reunião na qual, pelas informações disponíveis, as autoridades de transição não se fizeram a representar.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha #17: Sylvester Stallone em Bollywood e Johnny Depp preso por ter cãoi
X
30.05.2015 07:11
Emily Blunt "cascou" no festival de Cannes e saiba porquê que J Depp pode ser preso por 10 anos. Sylvester Stallone também tem novidades para nós. Confira o vídeo!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #17: Sylvester Stallone em Bollywood e Johnny Depp preso por ter cão

Emily Blunt "cascou" no festival de Cannes e saiba porquê que J Depp pode ser preso por 10 anos. Sylvester Stallone também tem novidades para nós. Confira o vídeo!
Vídeo

Vídeo Sakala: "Huambo é caso para tribunal internacional; Cabinda devia ser região autónoma"

Alcides Sakala, porta-voz da UNITA, principal partido da oposição em Angola, fala do caso Kalupeteka (dezenas de pessoas morreram de forma misteriosa), considerando-o o ponto mais alto das violações dos direitos humanos. Cabinda por seu lado devia ser autónoma como a Madeira. Entrevista a 22 de Maio
Vídeo

Vídeo Protestos em Bujumbura

O ambiente em Bujumbura continua sob muita tensao. Hoje foi dia de protestos na capital do Burundi
Mais Vídeos