sábado, 29 novembro, 2014. 03:29 UTC

Notícias / África

Bissau: Missão internacional adiada 24 horas

A presença desta missão de organizações internacionais e sub-regionais visa avaliar, no terreno, a real situação que o país atravessa.

Simião Pongoane
O início da missão de vários organismos internacionais que vai inteirar-se da situação na Guiné-Bissau foi adiado por 24 horas devido à ausência da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.


A missão já se encontra em Bissau, mas ainda não se lançou ao terreno. Não se lançou, porque a equipa da CEDEAO só chega amanha ao país, contrariamente a das Nações Unidas, União Africana, CPLP, e a da União Europeia, que desde o fim-de-semana se encontram na capital guineense, tendo esta manhã mantido encontro com o chefe do governo. Encontro, à saída do qual não se registou nenhum pronunciamento. 

A presença desta missão conjunta e diplomática das referidas organizações internacionais e sub-regionais visa avaliar, no terreno, a real situação com que o país atravessa, Guine-Bissau, isto mediante a actual crise política, derivada do Golpe de Estado de 12 de Abril passado.Várias reuniões estão previstas com actores políticos e da sociedade civil guineenses.

De certeza que nestes fóruns, muitas coisas serão ditas e questionadas, e muitas outras ouvidas, tudo a volta do cenário vigente, por si muito complicado.

Ao que se sabe, desta visita, que desperta uma atenção especial, em Bissau, vão sair recomendações, que merecerão aturadas e necessárias avaliações para eventuais tomadas de decisões por parte da Comunidade Internacional, sobretudo da ONU, cujo escritório tem reportado os factos correntes.

De referir que a vinda desta missão a Bissau foi decidida em Adis-Abeba, capital da Etiópia, a 1 de Dezembro corrente, sob auspícios da União Africana, reunião na qual, pelas informações disponíveis, as autoridades de transição não se fizeram a representar.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Perseguição aos vendedores de ruai
X
28.11.2014 20:08
O Conselho municipal de Nairobi, no Quénia, foi acusado de brutalidade na forma como trata os vendedores de rua no distrito central de negócios – por forma a impedir que eles vendam ilegalmente a sua mercadoria nas ruas.
Vídeo

Vídeo Perseguição aos vendedores de rua

O Conselho municipal de Nairobi, no Quénia, foi acusado de brutalidade na forma como trata os vendedores de rua no distrito central de negócios – por forma a impedir que eles vendam ilegalmente a sua mercadoria nas ruas.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Novembro 2014

A actualidade africana em apenas 60 segundos
Vídeo

Vídeo Branca de Neve e os 7 Anões em Luanda

Estúdio de Actores de Mel Gamboa apresenta Branca de Neve e os 7 Anões em Luanda, no Elinga Teatro.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 27 Novembro 2014

A actualidade noticiosa do continente africano
Vídeo

Vídeo Bobby Smith o benfeitor

No dia de Acção de Graças nos Estados Unidos, agradece-se as bênçãos recebidas ao longo do ano. Bobby Smith, imigrante nos EUA, vindo da Serra Leoa, criou uma pequena organização de voluntários Hope for Lives in Sierra Leone, para ajudar os desfavorecidos na sua terra Natal
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 26 Novembro 2014

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 25 Novembro 2014

A actualidade americana num minuto!
Vídeo

Vídeo A Voz da América nas manifestações em Ferguson

O polícia que matou Michael Brown não será acusado.
Vídeo

Vídeo Protestos violentos causam caos em Ferguson, Estados Unidos

Uma decisão de um Grande Júri no Misssouri de não indiciar o policia branco Darren Wilson pela morte a tiro do jovem africano-americano Michael Brown resultou em mais violência e destruição em Ferguson. Isto apesar dos apelos a manifestações pacíficas por parte dos lideres comunitário
Mais Vídeos