sábado, 01 agosto, 2015. 22:14 UTC

Notícias / África e Mundo

Guiné-Bissau: Domingos Fernandes deixa legado democrático

Domingos Fernandes era considerado o pioneiro do exercício efectivo do pluralismo democrático na Guiné-Bissau.

Parlamento da Guiné-Bissau
Parlamento da Guiné-Bissau
Lassana Casamá
Morreu recentemente em Lisboa com 63 anos de idade Domingos Fernandes, um dos líderes pró-democráticos da Guiné-Bissau e fundador da Resistência da Guiné-Bissau, a primeira formação política expressiva no início do pluralismo político guineense.


Na sequência do funeral de Domingos Fernandes, em Lisboa,  o nosso correspondente em Bissau, Lassana Cassamá visitou a casa do malogrado, no bairro de Penha, nos subúrbios de Bissau, onde encontrou os familiares e amigos que ainda estão acometidos pelo sentimento de perder um ente querido.

Falar de Dr. Domingos não é fácil, porque era um homem intelectual e com grandes capacidades - foi assim que Júlio Cardoso, um dos mais notáveis próximos do malogrado, em dois campos diferentes: o político e o social, começou por lembrar de quem era o primeiro presidente da Resistência da Guiné-Bissau (Movimento Bã-fata), que recentemente faleceu em Lisboa, depois de uma intervenção cirúrgica à prostata.

Domingos Fernandes era considerado o pioneiro do exercício efectivo do pluralismo democrático na Guiné-Bissau, porquanto na altura o então partido único, o PAIGC, dispunha de uma máquina opressora muito forte.

Mas, mesmo assim, a convicção do Dr. Domingos, não só político, como também médico de profissão, acabou por impor-se com a mobilização, formação e implantação da RGB na Guiné-Bissau.

Foi uma história longa e que foi recordada atenta e pormenorizadamente aqui por Júlio Cardoso ao microfone da VOA.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha #26: 50 Cent falido, ultimo adeus a Bobbi Kristinai
|| 0:00:00
...  
🔇
X
31.07.2015 20:30
Esta semana temos mais tribunais na via! O rapper 50 Cent vai a tribunal mas diz que está tão pobre que as jóias e carros que usa são emprestados e que tem que devolver às lojas depois de tirar a foto básica para postar no Instagram!
Mais Vídeos