quinta-feira, 23 outubro, 2014. 07:58 UTC

Notícias / África

Guiné-Bissau: Domingos Fernandes deixa legado democrático

Domingos Fernandes era considerado o pioneiro do exercício efectivo do pluralismo democrático na Guiné-Bissau.

Parlamento da Guiné-Bissau
Parlamento da Guiné-Bissau
Lassana Casamá
Morreu recentemente em Lisboa com 63 anos de idade Domingos Fernandes, um dos líderes pró-democráticos da Guiné-Bissau e fundador da Resistência da Guiné-Bissau, a primeira formação política expressiva no início do pluralismo político guineense.


Na sequência do funeral de Domingos Fernandes, em Lisboa,  o nosso correspondente em Bissau, Lassana Cassamá visitou a casa do malogrado, no bairro de Penha, nos subúrbios de Bissau, onde encontrou os familiares e amigos que ainda estão acometidos pelo sentimento de perder um ente querido.

Falar de Dr. Domingos não é fácil, porque era um homem intelectual e com grandes capacidades - foi assim que Júlio Cardoso, um dos mais notáveis próximos do malogrado, em dois campos diferentes: o político e o social, começou por lembrar de quem era o primeiro presidente da Resistência da Guiné-Bissau (Movimento Bã-fata), que recentemente faleceu em Lisboa, depois de uma intervenção cirúrgica à prostata.

Domingos Fernandes era considerado o pioneiro do exercício efectivo do pluralismo democrático na Guiné-Bissau, porquanto na altura o então partido único, o PAIGC, dispunha de uma máquina opressora muito forte.

Mas, mesmo assim, a convicção do Dr. Domingos, não só político, como também médico de profissão, acabou por impor-se com a mobilização, formação e implantação da RGB na Guiné-Bissau.

Foi uma história longa e que foi recordada atenta e pormenorizadamente aqui por Júlio Cardoso ao microfone da VOA.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Mãe Trabalhadora - trailler do filmei
X
22.10.2014 18:29
O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos