Links de Acesso

Barack Obama na Etiópia com terrorismo e negócios na Agenda


Presidente Barack Obama e primeiro-ministro Hailemariam Desalegn
Presidente Barack Obama e primeiro-ministro Hailemariam Desalegn

Presidente americano reúne-se com primeiro-ministro etíope e fala à União Africana.

Barack Obama encontrou-se nesta segunda-feira, 27, como primeiro-ministro da Etiópia Hailemariam Desalegn na primeira visita de um presidente norte-americano ao país, que tem uma das principais economias emergentes da África, mas que é criticado pelo seu historial de violaçãode direitos humanos.

"A minha mensagem para o povo da Etiópia é que à medida que avançam no desenvolvimeto do vosso país, os Estados Unidos estarão ao vosso lado", disse Obama na conferência de imprensa com Hailemariam Desalegn.

Obama, que chegou a Addis Abeba no domingo proveniente do Quénia, pretende discutir com as autoridades etíopes formas de combater o grupo terrorista Al Shabaab, com base na Somália, e impulsionar os laços comerciais.

O Presidente americano vai discursar numa reunião especial da União Africana onde abordará, também, o terrorismo, a crise no Sudão do Sul e as relações comerciais entre os Estados Unidos e África.

"Estamos bastante comprometidos na parceria com os países africanos para aumentar as suas capacidades de enfrentar ameaças imediatas impostas por organizações terroristas", informou a Casa Branca num comunicado divulgado nesta segunda-feira.

A presidente da Comissão da União Africana (UA), a sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma, considerou esta visita "histórica" e "um passo concreto para ampliar a aprofundar as relações entre a UA e os Estados Unidos".

XS
SM
MD
LG