sexta-feira, 18 abril, 2014. 08:21 UTC

Notícias / África

República Centro Africana: Rebeldes ameaçam entrar em Bangui

Presidente Francois Bozize,falando a apoiantes em Bangui na semana passada.
Presidente Francois Bozize,falando a apoiantes em Bangui na semana passada.
Tamanho das letras - +
Redacção VOA
Na República Centro Africana os rebeldes ameaçaram que poderão atacar dentro em breve a capital, Bangui, apesar de um acordo para a realização de conversações sem condições prévias com o governo no início de Janeiro.

No domingo as ruas da capital encontravam-se praticamente desertas e os poucos residentes de Bangui que se aventuravam a descer às ruas procuravam abastecer-se de bens de primeira necessidade na perspectiva de um ataque rebelde.

A ameaça verifica-se três semanas depois do inicio da rebelião que já se apoderou de um terço do país e que obrigou as forças governamentais a retirarem-se para Damara, a última cidade  importante na direcção de Bangui a 75 quilómetros de distância.

O líder da União Africana, Thomas Yayi Boni, deverá deslocar-se entretanto à República Centro Africana para se reunir com o presidente François Bozize e para tentar a realização e conversações com  a Seleka, uma aliança de três grupos rebeledes.

A coligação rebelde acusa Bozize de não ter cumprido com as promessas feitas em 2007 de que os seus combatentes  seriam reintegrados e indemnizados depois de terem deposto as armas na sequência de uma prévia rebelião.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 17 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
17.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos