Links de Acesso

República Centro Africana: Rebeldes ameaçam entrar em Bangui


Presidente Francois Bozize,falando a apoiantes em Bangui na semana passada.
Presidente Francois Bozize,falando a apoiantes em Bangui na semana passada.
Na República Centro Africana os rebeldes ameaçaram que poderão atacar dentro em breve a capital, Bangui, apesar de um acordo para a realização de conversações sem condições prévias com o governo no início de Janeiro.

No domingo as ruas da capital encontravam-se praticamente desertas e os poucos residentes de Bangui que se aventuravam a descer às ruas procuravam abastecer-se de bens de primeira necessidade na perspectiva de um ataque rebelde.

A ameaça verifica-se três semanas depois do inicio da rebelião que já se apoderou de um terço do país e que obrigou as forças governamentais a retirarem-se para Damara, a última cidade importante na direcção de Bangui a 75 quilómetros de distância.

O líder da União Africana, Thomas Yayi Boni, deverá deslocar-se entretanto à República Centro Africana para se reunir com o presidente François Bozize e para tentar a realização e conversações com a Seleka, uma aliança de três grupos rebeledes.

A coligação rebelde acusa Bozize de não ter cumprido com as promessas feitas em 2007 de que os seus combatentes seriam reintegrados e indemnizados depois de terem deposto as armas na sequência de uma prévia rebelião.
XS
SM
MD
LG