Links de Acesso

Aumento dos preços de combustíveis surpreende angolanos


Novos preços aumentam 46,4 por cento. José Matuta Cuato garante que a vida dos angolanos vai encarecer

Os preços dos combustíveis em Angola subiram 46,4 por cento desde o passado sábado.

Os cidadãos em Luanda dizem que foram surpreendidos com a subida dos preços dos combustíveis e pedem às autoridades maior sensibilidade na tomada de medidas que afectam as populações.

Para o economista e professor universitário José Matuta Cuato, a vida das populações vai encarecer ainda mais. “Uma subida de cerca de 45 por cento significa que aumenta o preço do táxi e tudo mais”, disse Cuato, quem também espera que o Executivo tenha explicações para a medida.

Desde o passado sábado, nas bombas de combustível, o litro de gasolina passou a custar 75 Kwanzas, o de gasóleo 50 Kwanzas e o de petróleo iluminante 35 Kwanzas.

Por outro lado, o quilograma de gás custa agora 45 Kwanzas fazendo com que a botija de gás de 6 quilos aumente para 270 Kwanzas, a de 12 quilos para 540 Kwanzas e a de 51 quilos para 2.295 Kwanzas.

Ainda de acordo com a nota publicada no site do Ministério das Finanças, o preço de fuel leve e pesado aumenta para 50 Kwanzas e 34 Kwanzas respectivamente, enquanto o quilograma de asfalto passa a custar 19 Kwanzas.

XS
SM
MD
LG