domingo, 03 maio, 2015. 22:55 UTC

Notícias / África

União Africana celebrava o 50º aniversário do pan-africanismo

Chefes de Estados e de Governos têm encontro marcado este fim-de-semana para debater meio século de políticas de afirmação e de desenvolvimento africano

AFRICA-AU/
AFRICA-AU/

Multimédia

Áudio
Os líderes da União Africana reunidos em Adis-Abeba debatem formas como resolver alguns problemas complexos que atrasam o desenvolvimento económico do continente.

O tema da cimeira deste ano é Pan-Africanismo e Renascencia Africana. Falando na abertura da cimeira, Segunda-feira, a presidente da Comissão Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma disse que o continente está a crescer mas continua a enfrentar vários desafios.

“O nosso continente ainda tem que fazer face a grande falta de infra-estruturas, ausências no sistema de educação, especialmente na educação superior, saúde e outros serviços básicos incluindo respostas a rápida urbanização, progresso juvenil e as necessidades de segurança alimentar. Ao mesmo tempo, é uma questão de preocupação de que negociação em questões globais e mudanças climáticas, quase que fracassaram, e têm sérias consequências para África.”

A líder africana apelou assim a organização continental a concentrar-se mais na industrialização e na integração económica como forma de fazer face a esses desafios.
A organização pan-africana confronta-se igualmente com conflitos regionais, incluindo os do leste da República Democrática do Congo, da Guiné-Bissau e do Sudão.
Dlamini-Zuma disse que a cimeira deverá igualmente centrar-se em países onde foi conseguida a estabilidade através dos esforços da União Africana.

“Estamos a registar progressos regulares através da operacionalização da arquitectura da paz e segurança, africanas. Elas têm jogado um papel importante na gestão desses conflitos. E em resultado esses progressos têm sido registados na Somália, Sudão do Sul, Sudão e Madagáscar.”

A cimeira marca o quinquagésimo aniversário da organização pan-africana. Os ministros dos negócios estrangeiros devem reunir-se durante o fim-de-semana. Os chefes de Estados e de governos por sua vez deverão reunir-se no Domingo e na Segunda-feira no encontro da assembleia geral da União Africana.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha #13: Pai de Kim Kardashian roubou a cena com o desejo de querer ser mulheri
X
01.05.2015 19:00
Bruce Jenner, pai de Kim K West está na ordem do dia, Natalie La Rose entra para top 3 musical americano e tem Scarlet Johansson
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #13: Pai de Kim Kardashian roubou a cena com o desejo de querer ser mulher

Bruce Jenner, pai de Kim K West está na ordem do dia, Natalie La Rose entra para top 3 musical americano e tem Scarlet Johansson
Vídeo

Vídeo Filmes a não perder: Ex-Machina

Pode uma máquina ter a inteligência e consciência de um ser humano: Ex machina, um inteligente e bonito filme de ficção científica, é a primeira película do director Alex Garland. O filme foca no relacionamento e jogos de poder entre um robô e dois homens: Seu criador e um programador.
Vídeo

Vídeo Corrupção no recrutameno de polícias no Quénia

O Quénia iniciou o recrutamento policial, visando aumentar a segurança contra terroristas. No entanto, há pessoas que alegam haver corrupção no processo, o que traz de volta velhas preocupações da população queniana acerca da integridade das forças de segurança do país.
Vídeo

Vídeo Mãe bate no filho em plena manifestação

Durante os protestos e manifestações na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, uma mãe viu o filho na televisão atirando pdras contra agentes da polícia. Toya dirigiu-ser ao local e esbofeteou o filho obrigando-o a abandonar a manifestação.
Mais Vídeos