quinta-feira, 17 abril, 2014. 12:37 UTC

Notícias / África

União Africana celebrava o 50º aniversário do pan-africanismo

Chefes de Estados e de Governos têm encontro marcado este fim-de-semana para debater meio século de políticas de afirmação e de desenvolvimento africano

AFRICA-AU/
AFRICA-AU/

Multimédia

Áudio
Tamanho das letras - +
Os líderes da União Africana reunidos em Adis-Abeba debatem formas como resolver alguns problemas complexos que atrasam o desenvolvimento económico do continente.

O tema da cimeira deste ano é Pan-Africanismo e Renascencia Africana. Falando na abertura da cimeira, Segunda-feira, a presidente da Comissão Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma disse que o continente está a crescer mas continua a enfrentar vários desafios.

“O nosso continente ainda tem que fazer face a grande falta de infra-estruturas, ausências no sistema de educação, especialmente na educação superior, saúde e outros serviços básicos incluindo respostas a rápida urbanização, progresso juvenil e as necessidades de segurança alimentar. Ao mesmo tempo, é uma questão de preocupação de que negociação em questões globais e mudanças climáticas, quase que fracassaram, e têm sérias consequências para África.”

A líder africana apelou assim a organização continental a concentrar-se mais na industrialização e na integração económica como forma de fazer face a esses desafios.
A organização pan-africana confronta-se igualmente com conflitos regionais, incluindo os do leste da República Democrática do Congo, da Guiné-Bissau e do Sudão.
Dlamini-Zuma disse que a cimeira deverá igualmente centrar-se em países onde foi conseguida a estabilidade através dos esforços da União Africana.

“Estamos a registar progressos regulares através da operacionalização da arquitectura da paz e segurança, africanas. Elas têm jogado um papel importante na gestão desses conflitos. E em resultado esses progressos têm sido registados na Somália, Sudão do Sul, Sudão e Madagáscar.”

A cimeira marca o quinquagésimo aniversário da organização pan-africana. Os ministros dos negócios estrangeiros devem reunir-se durante o fim-de-semana. Os chefes de Estados e de governos por sua vez deverão reunir-se no Domingo e na Segunda-feira no encontro da assembleia geral da União Africana.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 16 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
16.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos