Links de Acesso

União Africana celebrava o 50º aniversário do pan-africanismo


AFRICA-AU/
AFRICA-AU/

Chefes de Estados e de Governos têm encontro marcado este fim-de-semana para debater meio século de políticas de afirmação e de desenvolvimento africano

Os líderes da União Africana reunidos em Adis-Abeba debatem formas como resolver alguns problemas complexos que atrasam o desenvolvimento económico do continente.

O tema da cimeira deste ano é Pan-Africanismo e Renascencia Africana. Falando na abertura da cimeira, Segunda-feira, a presidente da Comissão Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma disse que o continente está a crescer mas continua a enfrentar vários desafios.

“O nosso continente ainda tem que fazer face a grande falta de infra-estruturas, ausências no sistema de educação, especialmente na educação superior, saúde e outros serviços básicos incluindo respostas a rápida urbanização, progresso juvenil e as necessidades de segurança alimentar. Ao mesmo tempo, é uma questão de preocupação de que negociação em questões globais e mudanças climáticas, quase que fracassaram, e têm sérias consequências para África.”

A líder africana apelou assim a organização continental a concentrar-se mais na industrialização e na integração económica como forma de fazer face a esses desafios.
A organização pan-africana confronta-se igualmente com conflitos regionais, incluindo os do leste da República Democrática do Congo, da Guiné-Bissau e do Sudão.
Dlamini-Zuma disse que a cimeira deverá igualmente centrar-se em países onde foi conseguida a estabilidade através dos esforços da União Africana.

“Estamos a registar progressos regulares através da operacionalização da arquitectura da paz e segurança, africanas. Elas têm jogado um papel importante na gestão desses conflitos. E em resultado esses progressos têm sido registados na Somália, Sudão do Sul, Sudão e Madagáscar.”

A cimeira marca o quinquagésimo aniversário da organização pan-africana. Os ministros dos negócios estrangeiros devem reunir-se durante o fim-de-semana. Os chefes de Estados e de governos por sua vez deverão reunir-se no Domingo e na Segunda-feira no encontro da assembleia geral da União Africana.
XS
SM
MD
LG