domingo, 14 fevereiro, 2016. 16:47 UTC

    Programas Especiais / Entretenimento

    85ª Academia de Oscares tem lugar este Domingo

    Melhor Música Original é uma das categorias que este ano vai dar muito que pensar e... escolher.

    Preparativos para a 85ª Academia de Oscares tiveram o início há várias semanas
    Preparativos para a 85ª Academia de Oscares tiveram o início há várias semanas

    Multimédia

    Áudio
    Redacção VOA
    Os compositores das bandas sonoras de filmes podem até não fazer parte da lista A de celebridades como actores e realizadores, mas os seus trabalhos são cruciais para o sucesso dos filmes. Este é um facto reconhecido pela Academia dos Óscar na sua categoria de Melhor Música Original.

    Para este ano alguns filmes já estão conotados como vencedores desta categoria, com destaque a Lincoln, Argo, Skyfall, Anna Karenina e Life of Pi...

    A música dos filmes também nasceu há muitos anos, ou seja, surge desde os primeiros anos da invenção do cinema, quando tudo era ainda uma forma de contar a história.

    Daniel Carlin dirige o departamento de Cinema e Televisão na Thornton School of Music na Universidade da Carolina do Sul. Para ele os concorrentes para o prémio de Melhor Música Original, são ilustres pelas suas sofisticações e diversidade cultural.

    “As influências culturais vão desde Índia a Turquia ao Irão e ao oriente, e a seguir regressa a Rússia no século XIX. Todas essas músicas são dignas de sucesso e de consideração merecida.”

    Vejamos como o exemplo a banda sonora do filme Life o Pi, que retrata a vida de um jovem indiano e um tigre a deriva no oceano, realizado por Ang Lee.
    Daniel Carlin admira os instrumentos musicais da Asia do Sul que o veterano compositor Mychael Danna trouxe para o projecto.

    “Eu também apreciei a forma como ele incorpora a harmonia dos instrumentos musicais indianos num modelo mais tradicional de banda sonora do filme. Nós ficamos com a sensação da India, ao mesmo tempo que não abandonamos o conforto da nossa realidade, no que fiz respeito a maneira como sentimos a música americana num filme.”

    Carlin diz que os temas orientais e ocidentais foram igualmente combinados no trabalho de Alexandre Desplat no filme Argo. A história baseia-se de um conto real e tem lugar no Irão durante a crise de reféns em 1979.

    Uma combinação de géneros musicais foi também realizada no filme Skyfall, por Thomas Newman. Daneil Carlin diz que Newman combinou o tacto do mundo de alta tecnologia de James Bond com a personagem de Bond, que é mais melancólico em relação com aos anteriores filmes de James Bond.

    “Penso que ele dá-nos em adição um sentimento humano do que aquele actor machista e cómico – o típico de James Bond.”

    Newman foi proposto para o Óscar de Melhor Banda Sonora 11 vezes, apesar de já o ter ganho. Algumas pessoas dizem haver razão para que ganhe desta vez.
    A música de Dario Marianelli no filme de Anna Karenina, baseado da obra-prima do russo Leo Tolstoy, foi também proposto para o prémio.

    Na visão de Daniel Carlin, Marianelli geriu a combinação de diferentes tipos de músicas a mudança de acção em cada cenário. 

    “É quase coreográfico. E pode-se dizer que apesar dele ter ido além desta realidade. Marianelli é muito bom nisso, e realmente aprecio esse profissionalismo e cuidado.”

    O compositor John Williams foi proposto pela 48ª vez para o Oscar através do filme Lincoln. A banda sonora de Williams realça as melodias das músicas sacras e folclores americanos do século XIX. 

    Uma banda sonora do filme não deve nuca competir com o argumento. Daneil Carlin adianta que isso colocou um desafio a Williams porque Lincoln é enfadonho em diálogo.

    “O compositor adepto - e John certamente que é – apoia o drama e a emoção mas como usar os instrumentos correctos e os arranjos sonoros, se não competes ao mesmo nível de frequência como num diálogo. Isso é muito astucioso e ele é muito bom nisso. Pela sua estatura e a banda sonora é magnífica, John está provavelmente entre os favoritos.”

    A Academia dos Oscares é já no Domingo 24. Para saber mais sobre aquele que vai ganhar o prémio de Melhor Música ou Banda Sonora, basta apenas esperar pelo… “se faz favor, o envelope”.
    O forúm foi encerrado
    Comentários
         
    Năo existem comentários. Seja o primeiro

    Siga-nos

    Rádio

    AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

    Sexta 16:30 - 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sexta-feira 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

    Os Nossos Vídeos

    Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
    Passadeira Vermelha #53: Kanye West, Taylor Swift, Kim Kardashian, Taraji P Hensoni
    X
    13.02.2016 08:18
    Kanye West continua na boca do povo Aplicação móvel de Taylor Swift partilha algo com Kim Kardashian Taraji P Henson confunde Coldplay com Maroon 5
    Mais Vídeos