terça-feira, 02 setembro, 2014. 11:36 UTC

Notícias / Angola

Governo angolano defende assassino chinês - Bloco Democrático

Assassino de cidadão angolano foi libertado para proteger relações com a China, diz dirgente do BD

Trabalhadores chineses em Angola
Trabalhadores chineses em Angola
Francisco Viena, secretário provincial do Bloco Democrático em Benguela (BD), disse ter informações que, o cidadão chinês acusado de crime de homicídio não se encontra nunca cadeia em Luanda, mas foi posto em liberdade pelas autoridades angolanas sem o conhecimento do juiz que o condenou a 23 anos de prisão.




O político ameaça apelar aos angolanos a desobediência civil como forma de pressionar as autoridades á recondução do homicida à cadeia de Benguela.

Em conferência de imprensa, Viena disse que o poder político angolano está a proteger um indìviduo que foi culpado da morte de um vendedor de moeda acrescentando que se Zang Yan não for de novo presos então devem ser presos todos aqueles que facilitarão a sua fuga.”

Zang Yan foi condenado à revelia pelo tribunal de Benguela, a pena efectiva de 23 anos de prisão, e a pagar uma indemnização à família do malogrado no montante de 20 mil dólares norte-americanos. Mas passados mais de 120 dias a pena não foi executada.

“ Nós não temos outra alternativa senão apelar a desobediência civil,” disse Viana.

“ Não se pode de maneira alguma admitir que se mate alguém e que se roube os dinheiros do país a olho nu e não se prende ninguém. Ou este país tem leis, uma Constituição ou este país não tem,” acrescentou.

Zang Yan foi acusado pelo Ministério Público de ter assassinado o cidadão angolano Pedro Chiwila Nguli, esfaqueando-o múltiplas vezes, em Novembro de 2010, na cidade de Benguela.

A vítima dedicava-se à prática do câmbio de rua. Segundo depoimento de uma das testemunhas, um grupo de cinco chineses deslocou-se ao local de venda ambulante de moeda estrangeira, e mostrou interesse em comprar cerca de 30 mil dólares americanos.

O malogrado que tinha o valor aproximado, saiu com os supostos clientes para fazer o negócio.

O seu corpo seria encontrado no dia seguinte, nas imediações do novo estádio de futebol “Ombaka”, com as mãos e as pernas amarradas e a boca tapada com fita adesiva, apresentando sinais de tortura e de esfaqueamento.

As autoridades policiais detiveram Zang Yan, na segunda semana de Março de 2011, e o Ministério Público acusou-o formalmente de crime de homicídio voluntário e remeteu o caso para o Tribunal Provincial de Benguela.

Durante o período de julgamento Zang Yan foi transferido da penitenciária de Benguela para a cadeia Luanda sem o conhecimento do juiz do caso, segundo declarações do director da penitenciária de Benguela, Feliciano Soma. Agora Francisco Viena, alega que primeiro o chinês terá sido transferido para Luanda e posto em liberdade de onde foi extraditado para China sem o conhecimento do juiz.

“ Isso é encorajar estrageiros a matarem-nos e nós não podemos morrer nas mãos de estrangeiros que vieram para Angola via de acordos que nós angolanos desconhecemos,”  disse Viena.

Este membro do Bloco Democrático acusa as autoridades angolanas de estarem a proteger um cidadão chinês criminoso para não prejudicar a cooperação entre Angola e a China.

No dia 8 de Outubro de 2012, David Mendes e Francisco Viena, na qualidade de advogados apresentam uma queixa-crime contra o director da penitenciária de Benguela, por este ter ordenado a transferência do chinês sem que tenha sido proferida a sentença final sobre o caso e sem o conhecimento do juiz, mas até ao momento os queixosos nunca foram notificados pela Procuradoria-Geral da República
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Prof.Ngola Kiluange de: New York-Manhattan
25.02.2013 18:24
Em termos analíticos e matemáticos, José Eduardo dos Santos não tem onde cair morto, disso não tenhamos dúvidas!... e se tivesse, já o teria feito há muitos anos atrás...

Houve incluise indivíduos da sua própria segurança que se interrogaram sobre a morte do engenheiro António Belarmino Brito...e diziam... porra!!!

Até matam os nossos "kandengues!!!."

Brito, um quadro brilhante com excelentes qualidades e quantidades, outrora amado por todos, viajava as "escondidas" com Manuel Domingos Vicente...

Foi em Hong Kong onde Brito apercebeu-se do jogo:lavagem de dinheiro,nepotismo, despotismo,contratos fictícios da China Sonangol International Holding,encontros privados entre Manuel Domingos Vicente e Xu Jinhua (Sam Pa ),mas era o General Helder Viera Dias “Kopelipa” quem sempre vinha finalizar o contracto,num jacto privado, em representação de José Eduardo dos Santos...

Brito foi um dos pioneiros quem descobriu os segredos entre a multinacional chinesa CITI Group, Fundo Internacional da China (CIF) baseada em Hong Kong, China Sonangol International Holding, New Bright International Development Limited,China International Fund Limited (CIFL)...

Brito confirma ter visto os encontros secretos entre Domingos Manuel Vicente, José Filomeno de Sousa dos Santos,Fung, Xu Jinghua, Wang Xiangfei, Lo Fung Hung … todos realizados em Hong Kong...e posteriormente finalizado o tratado na presença de“Kopelipa”....

Brito descobriu também que tanto Zenu como Manuel Vicente recebiam avultadas somas de dinheiros como executivos da China Sonangol International...acredita-se que Brito terá sido envenenado por um do seus próprios colegas dentro das Instalações da Sonangol...sob alegações de não ter comparecido atempadamente num encontro secreto ai realizados.

Por conseguinte, continuar com o jogo da roleta russa de luxo e fazer de "bode expiatório" dos nossos fracassos individuais a outrém , é tanta desonestidade moral, comportamento suicida,uma grande afronta à nossa tranquilidade social e espiritual!

O melhor que nos resta, e se essa for a vontade de interpertarmos a realidade!,é a reforma imediata e compulsiva de José Eduardo dos Santos, criação de uma comissão de transição, retirada dos chineses, reestruturação do sistema jurídico, dissolução do parlamento, renegociação da dívida com governos estrangeiros, etc.etc, etc.


Prof.Kiluange
Prof.kiluangenyc@yahoo.com

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 29 Agosto 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
29.08.2014 18:11
As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Agosto 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Ferguson olha para o Futuro

Um grande júri no estado de Missouri continua a ouvir testemunhos do caso que envolve a morte a tiro de um jovem africano-americano por um agente policial branco. O caso ocorreu no dia 9 de Agosto na cidade de Ferguson.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 28 Agosto 2014

As principais notícias que encerram a última semana do mês de Agosto, nos Estados Unidos
Vídeo

Vídeo Lei Russa Contra a Profanação

A Rússia promulgou em Julho uma lei que ameaça multar actos de profanação nos media, filmes, literatura, na música e no teatro. A restrição foi bem recebida por quem diz que a blasfémia está fora do controlo, outros rejeitam a decisão por considerarem tratar-se de paternalização e censura
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 27 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 26 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 26 Agosto 2014

Os principais títulos americanos na última semana de Agosto
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Agosto 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos