segunda-feira, 04 maio, 2015. 11:02 UTC

Notícias / Angola

Angola: Para onde foi o dinheiro?

Comissão Nacional de Eleições quer contas dos gastos eleitorais dos partidos

O voto custou dinheiro
O voto custou dinheiro
Venâncio Rodrigues
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) ameaça processar judicialmente os partidos que não prestaram contas sobre o financiamento que receberam do Estado para a campanha eleitoral para as últimas eleições em Angola.




A advertência foi feita esta Quarta-feira pela porta-voz deste órgão, Júlia Ferreira que se dirigia particularmente a pequenas formações políticas que integraram algumas coligações entretanto em vias de extinção administrativa conforme prevê a Lei Eleitoral.

Trata-se dos  partidos políticos PCN e PDPS (da Coligação CPO) e MPDA, UAPDD, PSIA e UND (da Coligação Nova Democracia) que não apresentaram os seus relatórios de prestação de contas.

A porta-voz da CNE precisou que  do universo de 31 formações concorrentes, apenas 25 apresentaram as suas contas.

Ainda assim, Júlia Ferreira disse que   algumas contas, destes  25 partidos     estão irregulares.

A porta-voz da CNE disse os partidos em falta     vão ser encaminhados para o Tribunal de Contas, em obediência ao preceituado na Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais.

  Entre os 25 partidos políticos que apresentaram as contas, nove concorreram, individualmente ou coligados, às eleições gerais de 31 de Agosto último. Participaram nas eleições gerais as formações políticas MPLA, CASA-CE, PRS, UNITA, ND, FNLA, CPO, PAPOD e FUMA.

A Lei sobre Observação Eleitoral e de Financiamento dos Partidos Políticos dá competências à CNE para fiscalizar, com regularidade, as contas bancárias dos partidos políticos legalizados pelo Tribunal Constitucional.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha #13: Pai de Kim Kardashian roubou a cena com o desejo de querer ser mulheri
X
01.05.2015 19:00
Bruce Jenner, pai de Kim K West está na ordem do dia, Natalie La Rose entra para top 3 musical americano e tem Scarlet Johansson
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #13: Pai de Kim Kardashian roubou a cena com o desejo de querer ser mulher

Bruce Jenner, pai de Kim K West está na ordem do dia, Natalie La Rose entra para top 3 musical americano e tem Scarlet Johansson
Vídeo

Vídeo Filmes a não perder: Ex-Machina

Pode uma máquina ter a inteligência e consciência de um ser humano: Ex machina, um inteligente e bonito filme de ficção científica, é a primeira película do director Alex Garland. O filme foca no relacionamento e jogos de poder entre um robô e dois homens: Seu criador e um programador.
Vídeo

Vídeo Corrupção no recrutameno de polícias no Quénia

O Quénia iniciou o recrutamento policial, visando aumentar a segurança contra terroristas. No entanto, há pessoas que alegam haver corrupção no processo, o que traz de volta velhas preocupações da população queniana acerca da integridade das forças de segurança do país.
Vídeo

Vídeo Mãe bate no filho em plena manifestação

Durante os protestos e manifestações na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, uma mãe viu o filho na televisão atirando pdras contra agentes da polícia. Toya dirigiu-ser ao local e esbofeteou o filho obrigando-o a abandonar a manifestação.
Mais Vídeos