domingo, 26 outubro, 2014. 02:52 UTC

Notícias / Angola

EUA vão continuar programas de ajuda em Angola

Desminagem e saude são as áreas de envolvimento americano

Embaixador  Christopher McMullen num campo de desminagem em Malanje (Foto Isaías Soares)
Embaixador Christopher McMullen num campo de desminagem em Malanje (Foto Isaías Soares)
Isaías Soares
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Christopher McMullen confirmou  em Malanje  a continuidade dos programas de desminagem e de combate à malária em curso no país.




                O diplomata falava no termo de uma visita realizada ao  campo de desminagem de Cangando, 16 quilómetros a sudoeste desta capital, onde a ONG Ajuda Popular da Noruega está a limpar uma área de 226 mil e quinhentos metros quadros.

                “Para este projecto desde o início da nossa assistência nos meados dos anos 90, como 96 nós proporcionamos quase 100 milhões de dólares”, confirmou

Trinta e seis minas anti-pessoal e duas minas anti-tanque foram retiradas do local desde o início das operações em Julho de 2012.

Nas operações foram usados meios mecânicos e manuais. Em breve prev~e se a chegada de ratos gigantes treinados a farejar minas.

                Quanto a saúde, a cargo da empresa angolana Consaúde com dinheiro da  agência de ajuda internacional dos estados Unidos, USAID, de acordo com Christopher McMullen o financiamento ronda em 20 milhões de dólares americanos desde o início do programa.

                “Eu acho que cada ano nós proporcionamos com 18 milhões de dólares para combater a malária em Angola, mas isso é só uma parte da nossa colaboração com o Ministério da Saúde porque o total da nossa assistência para a saúde em cada ano é como 80 milhões de dólares”, disse, acrescentando que “consiste também para assistência para combater a SIDA, a pólio e outras doenças”.

  Durante a sua visita a Malanje o embaixador americano reuniu-se com os responsáveis seniores da Consaúde no escritório provincial, visitou o Hospital Geral de Malanje e avistou-se com os secretários provinciais da Unita, António Pedro Magalhães e da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA – CE), Raimundo Nhanga Dala.

                 Esta Quarta-feira, antes de deixar a cidade de Malanje comitiva esteve no paço episcopal da Igreja Católica, onde foi recebido pelo arcebispo local, Dom Benedito Roberto e mais pelo governador e secretário provincial do MPLA, Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa” em dois momentos separados.

                 Um encontro com uma organização feminina da igreja católica encerrou a agenda antes de se deslocar às Quedas de Calandula, muma viagem  missão turística.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Anónimo
21.02.2013 10:26
parte de minas q elutam o povo angolano e de fabrico ocidental , ruso e china , e nesses paises as minas nao incomodam ninguem , o embaixador pode apreciar os efeitos colaterais de minas fabricadas no ocidente encabecado pela USA . a tal dita ajuda deveria ser mais do q essas migalhas . angola precisa de mesmo de ajuda e NAO SO MALANGE TERRA DA MULHER DO JOSE EDUARDO DOS SANTOS , PORQ TUDO SO E CANALIZADO EM MALANGE PORQ E ?


por: Miguel Nanbongo da Silva de: Florida
20.02.2013 23:33
Queremos tambem comidas para as crianças e escolas de agricultura para os homens que estão passeando nas cidades, abandonando as tongas e agricultura, empregando em candongas nas cidades.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 24 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
24.10.2014 18:05
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Levados pelo Boko Haram

O mundo espera para ver se a Nigéria consegue negociar a libertação das 219 raparigas da escola de Chibok, raptadas pelo grupo islâmico Boko Haram em Abril. Activistas dizem que o Boko Haram já raptou centenas de jovens rapazes, mulheres e crianças, desde 2009.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos