terça-feira, 07 julho, 2015. 04:36 UTC

Notícias / Angola

Angola: AJPD lança dúvidas sobre imparcialidade do julgamento de Quim Ribeiro

Associação acusa procuradoria de introduzir falsidades no processo e lembra que réus são presumidos inocentes

x
Venâncio Rodrigues
Um ano após o início do julgamento do conhecido caso Quim Ribeiro,  em que 21 oficias da      Polícia Nacional   são  acusados de apropriação indevida de valores e de assassinato de oficial superior e de um funcionário prisional, a Associação para Justiça, Paz e Democracia, AJPD, acusa o representante do Ministério Público junto do Supremo  Tribunal  Militar   de tentativa de   introduzir  uma  testemunha    com identidade duvidosa.




Em declarações à Voz da América, o responsável da associação cívica angolana, Serra Bango disse que observou os réus  têm o direito de serem julgados dentro dum prazo razoável, por um tribunal imparcial e, mediante um processo equitativo, nos termos da Lei Constitucional.

A AJPD espera que o comportamento  manifestado pelo digno representante  do Ministério Público junto do Supremo Tribunal Militar não seja a consumação de alguma orientação superior, pois, é tal a coincidência  dos factos com as palavras do Procurador Geral da República, Gen. José Maria de Sousa, segundo a qual “ o veredicto do caso Quim Ribeiro pode ser dado dentro de três meses”

A AJPD chama à atenção das partes envolvidas que independentemente do passado dos réus, das funções que exerceram, ou do que terão praticado os mesmos têm o direito de um julgamento condigno partindo do pressuposto  da presunção da inocência.

A AJPD considera que  se não foram encontradas provas  que incriminam os 21 policiais, cujo julgamento decorre   há 1    ano    “deverá ser aplicado  o princípio In dúbio pro reo (em caso de dúvida favorece o réu.). 

A  associação cívica angolana   chama  à atenção que deste processo e do seu desfecho, geram-se várias expectativas de ambas as partes   que anseiam por justiça .
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Mundo 6 Julho 2015i
X
06.07.2015 19:13
Vídeo

Vídeo "Crise [económica] que se vive em Angola é artificial", Alcides Sakala

Na segunda parte da entrevista à Voz da América, Alcides Sakala acusa o MPLA de ganhar sempre através de fraude. Este dirigente da UNITA afirma também que o dinheiro do Fundo Soberano foi roubado.
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #22: "Bifes" entre duas cantoras talentosas, Iggy Azalea e Britney Spears!

E para quem não sabe, P Diddy foi aos BET Awards, mas antes tinha sido preso por "andar à porrada" na universidade do filho! 160 mil dólares foi a fiança
Vídeo

Vídeo Manchetes do Mundo 3 de Julho 2015

AS imagens do mundo em noticia
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 3 Julho 2015

As imagens noticiosas de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes do Mundo 1 de Julho 2015

As imagens noticiosa do mundo
Mais Vídeos