quinta-feira, 05 março, 2015. 02:31 UTC

Notícias / Angola

Huíla quer mais fábricas

Exploração mineira aumenta mas indústria de transformação está ausente

Teodoro Albano
O governo da província da Huíla quer que sejam criadas mas fábricas na província para tirarem partido da cresce exploração mineira na região.





Vários projectos de prospecção estão em curso e a responsável pelo sector mineiro na província Paula Filomena quer ver uma maior presença de fábricas para transformaremos minérios localmente.

Na Jamba leste da província está uma das maiores jazidas de ferro da região em fase final de prospecção e que pode arrancar definitivamente em 2013. Na mesma zona decorrem trabalhos de prospecção do ouro passando-se o mesmo com o município de Chipindo no norte da província.

A exploração das rochas ornamentais já é uma realidade presentehá algum tempo. Na Huíla estão contabilizadas 32 empresas que exercem a actividade de exploração do granito. Destas apenas 4 fazem a transformação local do produto.

A directora provincial da indústria, Paula Filomena, refere que o governo quer ver mais empresas transformadoras na região com vista a criação de mais empregos e o fomento do desenvolvimento.

“ O que nós queremos como direcção como governo provincial é que se criem mais fábricas cá na província para que esse produto que tem sido já explorado há mais de 15 anos seja transformado mesmo cá,” disse.

Isso iria criar oportunidades  “de haver mais empregos e mais desenvolvimento económico da província”.

A responsabilidade social das empresas para com as comunidades onde desenvolvem a sua actividade tem merecido atenção do executivo que nos últimos dois anos viu melhorias nesta vertente.

Até há pouco tempo algumas empresas se furtavam a honrar com o princípio legal da responsabilidade social situação o que obrigou o governo a apertar o cerco a estas empresas.

“Nós como direcção provincial como governo junto com as administrações municipais temos feito um trabalho para exigir mesmo que se cumpra com a responsabilidade social, “ disse.

“Nos últimos dois anos já tem-se notado mais responsabilidade por parte das empresas porque a direcção tem feito mesmo uma exigência nesse sentido,” acrescentou Paula Filomena
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas, 4 de Março de 2015i
X
04.03.2015 18:08
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos