segunda-feira, 26 janeiro, 2015. 00:19 UTC

Notícias / Angola

Angola, Congo e Zâmbia vão desenvolver "Corredor do Lobito"

Os três países acordaram em planos conjuntos de reabilitação e operação do corredor

A reabilitar. Corredor do Lobito
A reabilitar. Corredor do Lobito
António Capalandanda
Os ministros dos transportes da África Austral concordaram em elaborar um memorado de entendimento para orientar a planificação, governação, e gestão conjuntas do corredor do Lobito - segundo um comunicado final emitido após a reunião ministerial do Corredor de Desenvolvimento do Lobito, ocorrida nesta cidade.




O “Corredor de Desenvolvimento do Lobito” constitui um importante sistema regional de infra-estruturas de transportes capaz de promover o crescimento económico sustentável, pelo seu forte potencial de atrair e mobilizar investimento e desenvolver as trocas comerciais nacionais e transfronteiriças, considerou o secretário de Estado dos Transportes Terrestres, João Kuvíngua, na reunião de peritos de Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo e que serviu de preparação para a reunião ministerial.

No encontro de sexta-feira, os ministros aceitaram criar a título provisório instituições para coordenar o desenvolvimento dos planos integrados para as estradas e caminhos-de-ferro.

A reunião ministerial centrou a sua abordagem no desenvolvimento de um plano integrado para a reabilitação, manutenção e operação da rede de caminho-de-ferro do corredor do Lobito - que interliga os caminhos-de-ferro de Benguela, Zâmbia e Congo Democrático e foram debatidos os mecanismos financeiros e técnicos para o desenvolvimento do Corredor do Lobito.

A representante da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC Rosemary Mokoena, citada pela Angop, disse que a falta de dinheiro está a atrasar a execução dos projectos infra-estruturais ligados ao corredor de desenvolvimento do Lobito nas Repúblicas da Congo Democrático e Zâmbia.

O governo angolano já investiu 935 milhões de euros no programa de construção, reabilitação e modernização de infra-estruturas dos transportes do Corredor de Desenvolvimento do Lobito, anunciou o ministro local dos Transportes, Augusto Tomas citado no diário estatal Jornal de Angola.

O director-geral do Corredor do Lobito destacou a importância daquelas infra-estruturas de transportes, cuja ligação ferroviária serve Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo, como chave para o desenvolvimento sub-regional da África Austral.

Jose Luindola, disse que o facto do Corredor do Lobito ser o catalisador da promoção e desenvolvimento da integração da economia regional, deve-se, exactamente, ao conjunto de infra-estruturas de transportes que dele fazem parte.

O desenvolvimento de um plano integrado para construção, reabilitação e financiamento da rede ferroviária do Corredor do Lobito, inclui a conclusão de programas de reabilitação ferroviária em Angola, do Lobito a Luau, junto à fronteira com a Zâmbia, e na República Democrática do Congo, de Diloto até Lubumbashi, e na Zâmbia, a construção da "North Western Railwaiy" de Chingola, passando pelo posto de fronteira em Jimbe e ligando directamente à rede ferroviária do Lobito/Benguela.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegraçãoi
|| 0:00:00
...  
🔇
X
23.01.2015 20:54
Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegração

Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Vacinas para o Ebola

A pior crise do Ebola na historia do mundo entrou no segundo ano. Os cientistas estao a desenvolver uma vacina contra este virus mortal. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Janeiro 2015

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Janeiro 2015

As imagens das noticias africanas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Janeiro 2015

Imagens noticiosas afrcianas
Vídeo

Vídeo American Sniper: A história de um atirador americano que matou mais de 160 pessoas

Nomeado para o Oscar de Melhor Drama, o filme de Clint Eastwood baseia-se na história real de Chris Kyle, um oficial da Marinha americana que serviu no Iraque por quatro vezes como atirador profissional. O filme explora o efeito da guerra na psique humana
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 20 Janeiro 2015

As imagens noticiosas de Africa
Mais Vídeos