quinta-feira, 30 outubro, 2014. 18:10 UTC

Notícias / Angola

Luanda: "Dois mortos" quando polícia impede manifestação

Dezenas de familias desalojadas por demolições mas administradora promete realojamento

Demolições em Angola agravam a situação dos pobres
Demolições em Angola agravam a situação dos pobres
Coque Mukuta
Vários helicópteros, elementos das forças militares e uma força policial de mais de 300 efectivos foram movimentados esta Terça-feira para travar uma manifestação marcada pelos moradores dos bairros Mayombe, Baixa de Cassange, Sequele 1 e 2, ao município de Cacuaco, em Luanda.




Isto na sequência da demolição de várias casas alegadamente construídas ilegalmente que deixaram cerca de 300 familias sem abrigo

Segundo os moradores a operação demolidora dirigida na última sexta-feira, pela Administradora Municipal do Cacuaco, Rosa Janota dos Santos, no bairro Mayombe, deixou dois mortos e vários detidos.

A manifestação foi dispersada pela força, disseram os residentes.

“Foram muitos policias e houve mortes e feridos” frisou um deles.

A Administradora Municipal do Cacuaco, Rosa Janota dos Santos, disse à Voz da América, que as demolições em curso não são parte de um plano municipal mas sim nacional, para colocação de uma vista turística naquela zona e que já se trabalha no reassentamento daquelas populações vitimas dos desalojamentos.

“A nossa parte como administração a nossa responsabilidade com o povo é transferir de um ponto para outro” disse.

“Eestamos fazer o loteamento e reassentamento da população,” acrescentou Rosa Janota dos Santos, administradora do Município do Cacuaco
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: José António de Carvalho de: Cabinda
11.02.2013 13:19
Meus amigos que me antecederam! Não é a administradora que arquitectou as demolições. Ela disse muito bem que é um plano nacional. A administradora não tem autoridade para movimentar elicópteros e um exército. Eu só não entendo como é que um governo pode agir assim com o seu próprio povo. Primeiro demolir para depois realojar. E durante o tempo que se vai fazer o loteamento de outros espaços e depois as construções, onde é que as pessoas irão ficar? As crianças, os idosos, enfim, qual será a sorte destas pessoas? Isto é crueldade demais. O que que José Eduardo dos Santos quer com os angolanos?


por: José Armindo de: Luanda
07.02.2013 06:26
Eu digo não ao esbulho violento por quem lhe foi passada uma procuração para tomar conta dos nossos patrimónios. Esta administradora tem de lembrar - se que ela apenas uma empregada deste mesmo povo que ela hoje escuraça. A soberania reside no povo e não nos governantes. Governar é prever. Não vistam camisola ao contrario.


por: eula de: luanda
07.02.2013 00:37
Mas entao essa tipa dita admnistradora, sera' q ela tem cerebro ou é como os ''dikombes'' como deixa gente sem abrigo em plena rua e diz q vai realoja-los... Ou se ela tivesse um minimo de'' cervelle''(cerebro) era aloja-los primeiro e depois quebrar as kubatas deles mas é em africa com mpla assimpassam as coisas.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 29 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
29.10.2014 18:37
As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Levados pelo Boko Haram

O mundo espera para ver se a Nigéria consegue negociar a libertação das 219 raparigas da escola de Chibok, raptadas pelo grupo islâmico Boko Haram em Abril. Activistas dizem que o Boko Haram já raptou centenas de jovens rapazes, mulheres e crianças, desde 2009.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Mais Vídeos