sexta-feira, 06 março, 2015. 00:01 UTC

Notícias / Angola

Huíla vai formar os seus próprios engenheiros

Cerca de 800 estudantes iniciam este ano estudos no Instituto Superior Politécnico

Teodoro Albano
A província angolana da Huíla vai começar a formar em 2013 os primeiros engenheiros nas várias especialidades com a entrada em funcionamento do Instituto Superior Politécnico.




A infraestrutura inaugurada em 2012 vai na primeira fase dar oito dos dezassete cursos previstos nomeadamente, engenharia de mecânica, agronomia, informática, geologia, computação, zooveterinária e minas.

O director-geral adjunto para os assuntos académicos, Castilho Cacumba, anunciou que a escolha dos cursos teve em conta as necessidades de quadros em áreas específicas na região;

“ Se nós olharmos para os eixos que definem o próprio desenvolvimento da província da Huíla que é a área da agropecuária, área de exploração mineira a área da indústria poderão ter verificado que nós estamos a criar condições para formar indivíduos capazes de responder as próprias exigências da região”.

O instituto com capacidade para 1.200 alunos arranca no presente ano com 800 estudantes. Por outro lado 60 professores dez dos quais estrangeiros provenientes de Cuba e Portugal garantirão o arranque do ano lectivo.

O director-geral do Instituto Superior Politécnico da Huíla, Sahando Neto, fez saber que os docentes estrangeiros irão ministrar cadeiras nucleares. Manuel Sahando Neto garantiu que o objectivo é conferir qualidade e competência nos cursos.

“ Para que os cursos tenham um reconhecimento que estejam dotados de uma dinâmica de uma competência científica, há necessidade de começarmos bem,” disse.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 5 de Março 2015i
X
05.03.2015 22:18
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos