quarta-feira, 17 setembro, 2014. 15:32 UTC

Moçambique

Moçambique: Autoridades reforçam segurança no aeroporto de Nampula

Contrabando leva as autorfiades a tomarem medidas de precaução

O que está na mala?
O que está na mala?
Faizal Ibramugy
As autoridades policiais na província moçambicana de Nampula acabam de intensificar o sistema de segurança no Aeroporto Internacional da cidade do mesmo nome.




O reforço das medidas de segurança que inclui a disponibilização de mais agentes da polícia, deve-se ao facto,  segundo Inácio João Dina, porta-voz da Policia em Nampula, de ter aumentado nos últimos dias, o número de pessoas, principalmente de estrangeiros que embarcam e desembarcam naquele aeroporto acompanhadas de mercadorias em circunstâncias ilegais.

Na semana passada numa operação conjunta com as Alfandegas, a polícia neutralizou um indivíduo de nacionalidade Sul-africana na posse de perto de 4 quilos de pedras preciosas de especialidade Pigmatte, quando tentava embarcar com destina a Dar-es-Salam na Tanzânia, onde alegadamente as pedras seriam vendidas.

Segundo soube a VOA, ainda na mesma  semana, dois bengalis foram neutralizados quando mesmo sem vistos tentavam entrar em Nampula.

Segundo soubemos, em coordenação com a representação diplomática de Bangladesh em Maputo, as autoridades migratórias de Moçambique, acabaram repatriando os dois, enquanto no caso do sul-africano, as autoridades confiscaram apenas a mercadoria, tendo ele seguido viagem para a Tanzânia.

Os cerca de 4 quilos de pedras preciosas Pegmatte, encontram-se neste momento sub custodia da Direcção Provincial de Recursos Minerais e Energia, entidade do governo encarregue de responder pelos assuntos relacionados com o sector mineiro.

Recorde-se que no ano passado, a direcção das Alfandegas de Nampula tinha  à  sua custódia cerca de 7 quilogramas de rubis, depois de uma apreensão no Aeroporto local. 

Esta apreensão gerou controvérsia entre as duas instituições sobre quem deveria ser responsável pela custódia dos rubis. Disputa para a qual ainda se desconhece o desfecho.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Galeria de fotos Dos cartazes aos comícios, a campanha de norte a sul

Moçambique vai a votos dia 15 de Outubro


Galeria de fotos Campanha Eleitoral Moçambique - Partidos percorrem país

MDM, FRELIMO e RENAMO na corrida aos votos


Galeria de fotos Campanha eleitoral em Moçambique

Veja as imagens da campanha eleitoral da RENAMO, FRELIMO e MDM . Os moçambicanos vão votar no dia 15 de Outubro para escolher o presidente e membros do parlamento.

Manifesto Eleitoral do MDM

Manifesto Eleitoral da RENAMO

Manifesto Eleitoral da FRELIMO