terça-feira, 03 março, 2015. 03:08 UTC

Moçambique

Moçambique: Autoridades reforçam segurança no aeroporto de Nampula

Contrabando leva as autorfiades a tomarem medidas de precaução

O que está na mala?
O que está na mala?
Faizal Ibramugy
As autoridades policiais na província moçambicana de Nampula acabam de intensificar o sistema de segurança no Aeroporto Internacional da cidade do mesmo nome.




O reforço das medidas de segurança que inclui a disponibilização de mais agentes da polícia, deve-se ao facto,  segundo Inácio João Dina, porta-voz da Policia em Nampula, de ter aumentado nos últimos dias, o número de pessoas, principalmente de estrangeiros que embarcam e desembarcam naquele aeroporto acompanhadas de mercadorias em circunstâncias ilegais.

Na semana passada numa operação conjunta com as Alfandegas, a polícia neutralizou um indivíduo de nacionalidade Sul-africana na posse de perto de 4 quilos de pedras preciosas de especialidade Pigmatte, quando tentava embarcar com destina a Dar-es-Salam na Tanzânia, onde alegadamente as pedras seriam vendidas.

Segundo soube a VOA, ainda na mesma  semana, dois bengalis foram neutralizados quando mesmo sem vistos tentavam entrar em Nampula.

Segundo soubemos, em coordenação com a representação diplomática de Bangladesh em Maputo, as autoridades migratórias de Moçambique, acabaram repatriando os dois, enquanto no caso do sul-africano, as autoridades confiscaram apenas a mercadoria, tendo ele seguido viagem para a Tanzânia.

Os cerca de 4 quilos de pedras preciosas Pegmatte, encontram-se neste momento sub custodia da Direcção Provincial de Recursos Minerais e Energia, entidade do governo encarregue de responder pelos assuntos relacionados com o sector mineiro.

Recorde-se que no ano passado, a direcção das Alfandegas de Nampula tinha  à  sua custódia cerca de 7 quilogramas de rubis, depois de uma apreensão no Aeroporto local. 

Esta apreensão gerou controvérsia entre as duas instituições sobre quem deveria ser responsável pela custódia dos rubis. Disputa para a qual ainda se desconhece o desfecho.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinadoi
X
02.03.2015 19:26
Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Vídeo

Vídeo Birdman - A Inesperada Virtude da Ignorância ()

A sátira de Alejandro Gonzalez Inarritu obteve dois dos principais óscares na noite de Domingo Se nunca viu o filme, mostramos-lhe o filme para que entenda a decisão da Academia de Hollywood.
Mais Vídeos