quinta-feira, 05 março, 2015. 08:02 UTC

Notícias / África

São Tomé: Revisão constitucional não é prioridade - Presidente da Assembleia Nacional

Alcino Pinto diz que não pode haver debate antes do regresso dos deputados da ADI

Rua de Moçambique na cidade de São Tomé
Rua de Moçambique na cidade de São Tomé
Óscar Medeiros
O Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Alcino Pinto, disse que a revisão constitucional não é por enquanto uma questão prioritária.

“Não quer com isso dizer que não se deve fazer a revisão constitucional mas temos uma situação particular na nossa assembleia e eu considero que neste momento o principal desafio que temos é harmonizar a nossa assembleia para crias condições plenas para que essa discussão se faça,” disse Pinto.

O Presidente da Assembleia referia-se ao boicote do parlamento pelos deputados da ADI

Alcino Pinto apelou aos 26 parlamentares desse partido para regressarem ao parlamento porque caso contrário não haver condições para uma discussão da revisão constitucional.

A Assembleia nacional tem sobre a mesa duas propostas de revisão que visam o reforço dos poderes do Presidente da República.




Numa conferência sobre a questão a porta voz da ordem dos Advogados, defendeu o regime presidencial como oque confere mais estabilidade política a São Tome e Príncipe.

A porta voz recordou a instabilidade política que o país tem sempre atravessado mesmo com maiorias parlamentares.

Mas o constitucionalista português Jorge Miranda cSão Tomeonsiderado o “pai” da actual constituição” disse opor-se a um sistema presidencialista pode abrir as portas a regimes ditatoriais ou quase ditatoriais.

Contudo a julgar pelas declarações de Alcino Pointo isto é um debate que terá que esperar pela resolução do problema político causado pelo boicote da ADI ao parlamento.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas, 4 de Março de 2015i
X
04.03.2015 18:08
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos