terça-feira, 02 setembro, 2014. 04:15 UTC

Notícias / Moçambique

Nampula vai ter novo plano urbanístico

 Nampula
Nampula
Faizal Ibramugy
As autoridades municipais de Nampula resolveram iniciar o processo de elaboração de um novo plano de estruturas da cidade.


Nampula é uma das maiores cidades moçambicanas e como todas as outras tem conhecido nos últimos anos um grande crescimento que não tem sido acompanhado da construção das infra-estruturas necessárias para fazer face a esse crescimento.

O plano de estrutura é um instrumento de orientação da gestão do solo urbano, que permite entre outros o desenvolvimento ordenado e racional de infra-estruturas, definidndo com clareza o espaço para a colocação de serviços, residências e outros.
O actual plano em uso não corresponde à realidade em Nampula, uma vez que foi elaborado há sensivelmente dez anos.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Nampula, Castro Namuaca, o crescimento da cidade de Nampula não está a ser acompanhada com a construção dos serviços básicos, como redes de abastecimento de energia eléctrica e água.

Como resultado, neste momento existem bairros onde estes serviços  existem, enquanto noutros, estes serviços só existem porque os seus moradores deitam mão de formas expedientes e ilegais de os ter.

Como consequência, frisou o presidente Municipal de Nampula, nessas zonas, a energia chega sem qualidade e a maior parte das residências usam energia fruto de uma ligação clandestina sem observar os princípios técnicos de segurança.

Aliás, Namuaca diz que a “ a demanda hibernada ao nível das comunidades, não está a encontrar uma resposta por parte das autoridades de direito”.

“Neste momento já começamos com os primeiros trabalhos para a elaboração do plano de estrutura da cidade;” disse para acrescentart que “há coisa de três anos, iniciamos o processo em curso de requalificação da cidade”.

Para o edil , “a requalificação é passo importante para a concepção do plano de estrutura da cidade”.

Como forma de evitar o  cenário que se verifica em Nampula no que se refere a  distribuição de serviços públicos de água e energia, a edilidade já notificou ao nível central, as empresas Electricidade de Moçambique e Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água, no sentido de apresentarem o mais rápido possível os seus planos estratégicos.

O que se pretende, segundo o Presidente do município de Nampula “é permitir que os serviços de água e energia, sejam adequados ao plano de estrutura de Nampula”, para evitar assimetrias entre os diferentes bairros.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Augusto Macedo Pinto de: Beira Sofala Moçambique
18.01.2013 20:16
Esta semana estive em Nampula e posso confirmar aquilo que o Senhor Presidente do Municipo de Nampula refere, pois há muitas obras em curso na cidade, desde grandes melhoramentos no abastecimento de água, nos arruamentos e passeios, na limpeza da cidade.É evidente uma grande azáfama.
Augusto Macedo Pinto, BLOG: NANDI IWE

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 29 Agosto 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
29.08.2014 18:11
As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Agosto 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Ferguson olha para o Futuro

Um grande júri no estado de Missouri continua a ouvir testemunhos do caso que envolve a morte a tiro de um jovem africano-americano por um agente policial branco. O caso ocorreu no dia 9 de Agosto na cidade de Ferguson.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 28 Agosto 2014

As principais notícias que encerram a última semana do mês de Agosto, nos Estados Unidos
Vídeo

Vídeo Lei Russa Contra a Profanação

A Rússia promulgou em Julho uma lei que ameaça multar actos de profanação nos media, filmes, literatura, na música e no teatro. A restrição foi bem recebida por quem diz que a blasfémia está fora do controlo, outros rejeitam a decisão por considerarem tratar-se de paternalização e censura
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 27 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 26 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 26 Agosto 2014

Os principais títulos americanos na última semana de Agosto
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Agosto 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos