quinta-feira, 23 outubro, 2014. 09:23 UTC

Moçambique

Nampula vai ter novo plano urbanístico

 Nampula
Nampula
Faizal Ibramugy
As autoridades municipais de Nampula resolveram iniciar o processo de elaboração de um novo plano de estruturas da cidade.


Nampula é uma das maiores cidades moçambicanas e como todas as outras tem conhecido nos últimos anos um grande crescimento que não tem sido acompanhado da construção das infra-estruturas necessárias para fazer face a esse crescimento.

O plano de estrutura é um instrumento de orientação da gestão do solo urbano, que permite entre outros o desenvolvimento ordenado e racional de infra-estruturas, definidndo com clareza o espaço para a colocação de serviços, residências e outros.
O actual plano em uso não corresponde à realidade em Nampula, uma vez que foi elaborado há sensivelmente dez anos.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Nampula, Castro Namuaca, o crescimento da cidade de Nampula não está a ser acompanhada com a construção dos serviços básicos, como redes de abastecimento de energia eléctrica e água.

Como resultado, neste momento existem bairros onde estes serviços  existem, enquanto noutros, estes serviços só existem porque os seus moradores deitam mão de formas expedientes e ilegais de os ter.

Como consequência, frisou o presidente Municipal de Nampula, nessas zonas, a energia chega sem qualidade e a maior parte das residências usam energia fruto de uma ligação clandestina sem observar os princípios técnicos de segurança.

Aliás, Namuaca diz que a “ a demanda hibernada ao nível das comunidades, não está a encontrar uma resposta por parte das autoridades de direito”.

“Neste momento já começamos com os primeiros trabalhos para a elaboração do plano de estrutura da cidade;” disse para acrescentart que “há coisa de três anos, iniciamos o processo em curso de requalificação da cidade”.

Para o edil , “a requalificação é passo importante para a concepção do plano de estrutura da cidade”.

Como forma de evitar o  cenário que se verifica em Nampula no que se refere a  distribuição de serviços públicos de água e energia, a edilidade já notificou ao nível central, as empresas Electricidade de Moçambique e Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água, no sentido de apresentarem o mais rápido possível os seus planos estratégicos.

O que se pretende, segundo o Presidente do município de Nampula “é permitir que os serviços de água e energia, sejam adequados ao plano de estrutura de Nampula”, para evitar assimetrias entre os diferentes bairros.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Augusto Macedo Pinto de: Beira Sofala Moçambique
18.01.2013 20:16
Esta semana estive em Nampula e posso confirmar aquilo que o Senhor Presidente do Municipo de Nampula refere, pois há muitas obras em curso na cidade, desde grandes melhoramentos no abastecimento de água, nos arruamentos e passeios, na limpeza da cidade.É evidente uma grande azáfama.
Augusto Macedo Pinto, BLOG: NANDI IWE

Galeria de fotos Em Moçambique ganha a abstenção - Veja os resultados por província

Os dados fornecidos pelo CIP revelam que dos perto de 11 mil eleitores, apenas quatro mil votaram em Moçambique


Galeria de fotos Moçambique – Eleições 2014 Dhlakama, Nyusi e Simango

Resultados provisórios Dhlakama e Nyusi votaram em Maputo. Daviz Simango votou na Beira


Galeria de fotos Galeria de fotos do ouvinte Eleições Moçambique

Fotos enviadas pelos ouvintes da VOA que nos acompanham pelo WhatsApp +1 908 652 4584



Manifesto Eleitoral do MDM

Manifesto Eleitoral da RENAMO

Manifesto Eleitoral da FRELIMO