Links de Acesso

Nampula vai ter novo plano urbanístico


 Nampula
Nampula
As autoridades municipais de Nampula resolveram iniciar o processo de elaboração de um novo plano de estruturas da cidade.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:04 0:00
Faça o Download

Nampula é uma das maiores cidades moçambicanas e como todas as outras tem conhecido nos últimos anos um grande crescimento que não tem sido acompanhado da construção das infra-estruturas necessárias para fazer face a esse crescimento.

O plano de estrutura é um instrumento de orientação da gestão do solo urbano, que permite entre outros o desenvolvimento ordenado e racional de infra-estruturas, definidndo com clareza o espaço para a colocação de serviços, residências e outros.
O actual plano em uso não corresponde à realidade em Nampula, uma vez que foi elaborado há sensivelmente dez anos.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Nampula, Castro Namuaca, o crescimento da cidade de Nampula não está a ser acompanhada com a construção dos serviços básicos, como redes de abastecimento de energia eléctrica e água.

Como resultado, neste momento existem bairros onde estes serviços existem, enquanto noutros, estes serviços só existem porque os seus moradores deitam mão de formas expedientes e ilegais de os ter.

Como consequência, frisou o presidente Municipal de Nampula, nessas zonas, a energia chega sem qualidade e a maior parte das residências usam energia fruto de uma ligação clandestina sem observar os princípios técnicos de segurança.

Aliás, Namuaca diz que a “ a demanda hibernada ao nível das comunidades, não está a encontrar uma resposta por parte das autoridades de direito”.

“Neste momento já começamos com os primeiros trabalhos para a elaboração do plano de estrutura da cidade;” disse para acrescentart que “há coisa de três anos, iniciamos o processo em curso de requalificação da cidade”.

Para o edil , “a requalificação é passo importante para a concepção do plano de estrutura da cidade”.

Como forma de evitar o cenário que se verifica em Nampula no que se refere a distribuição de serviços públicos de água e energia, a edilidade já notificou ao nível central, as empresas Electricidade de Moçambique e Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água, no sentido de apresentarem o mais rápido possível os seus planos estratégicos.

O que se pretende, segundo o Presidente do município de Nampula “é permitir que os serviços de água e energia, sejam adequados ao plano de estrutura de Nampula”, para evitar assimetrias entre os diferentes bairros.
XS
SM
MD
LG