terça-feira, 21 abril, 2015. 01:25 UTC

Notícias / Estados Unidos

Obama quer proibir posse de armas de guerra por civis

Presidente apresenta várias propostas para restringir e controlar a posse de armas na América

Obama na cerimóniq ede Quarta -feira com as crianças que lhe escreveram pedindo acção na questão das armas de fogo
Obama na cerimóniq ede Quarta -feira com as crianças que lhe escreveram pedindo acção na questão das armas de fogo
Redacção VOA
O presidente Barack Obama anunciou hoje uma série de propostas para limitar o acesso a armas de fogo.

Numa cerimónia na Casa Branca anunciou uma proposta para se proibir a nível federal o acesso a armas de guerra e verificação do registo criminal de todos os que compram armas de fogo.

O presidente propôs também a proibição na venda de carregadores com mais de 10 balas.

O plano é baseado em propostas do vice presidente Joe Biden que foi nomeado para estudar a questão. Biden reuniu-se com representantes de organizações e de autoridades estaduais locais na sequência do massacre de Newton em que 20 crianças foram mortas.

Quatro crianças que haviam escrito ao presidente pedindo-lhe que tomasse medidas foram convidadas especiais no evento a que estiveram presentes membros do gabinete governamental.

As propostas terão que ser aprovadas pelo Congresso onde se advinha uma luta legislativa difícil.

Nos Estados Unidos a constituição garante aos cidadãos o direto á posse  de armas mas isso não impede que sejam impostas restrições a nível estadual e federal.

Por exemplo na Terça feira  o  governador do estado de Nova Yorque assinou uma lei estadual  que não só proíbe a venda de armas de guerra mas requer a verificação do cadastro criminal de qualquer pessoa que queira comprar munições

Analistas fazem notar no entanto que embora tenham sido armas de guerra que foram usadas em recentes massacres como o recém massacre de crianças em Newtown a maior parte de assassinatos com armas de fogo nos Estados Unidos são cometidos com  pistolas.

Em 2011 por exemplo 6.220 pessoas foram mortas com pistolas e 323 com armas  de guerra, dizem estatísticas do FBI

Dirigentes policiais e presidentes de câmaras de cidades afectadas por crime violento tem estado a pressionar para um maior controlo na venda de armas e o Presidente Obama respondeu a essas pedidos com as suas propostas

Todo os comerciantes de armas são actualmente obrigados a verificar o registo criminal de compradores  mas isso não se aplica às vendas efectuadas em feiras de armas e outas vendas privadas.

Essas vendas são 40 por cento das vendas totais de armas, disse o presidente  e segundo as autoridades são as armas assim compradas que mais são usadas em cometer crimes.

O presidente propôs que seja verificado o cadastro criminal a todos os compradores de armas.

Obama propôs também que o Congresso aprove penas duras para pessoas que compram armas para depois as vender a criminosos que não as podem adquirir legalmente devido à verificação do seu cadastro.

Actualmente estima-se que os civis americanos têm em sua posse entre 250 milhões e 300 milhões de armas de fogo.

Nos Estados Unidos é impensável e politicamente impossível adoptar-se medidas mais dramáticas para o controlo de armas como aconteceu na Austrália na sequ~encia de um massacre ocorrido em 1996.

A austrália proibiu então a venda, importação e posse de espingardas semi automáticas e retirou 700 mil armas de fogo de circulação.

Várias sondagens indicam agora que a maioria dos americanos apoia mais restrições governamentais á posse de armas, particularmente eno que diz respeito a armas de  guerra.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Xenofobia na África do Suli
X
20.04.2015 17:29
Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Vídeo

Vídeo Oceano Secreto: Uma vida que você não imagina existir

Como seu pai, Jacques Cousteau, Jean-Michel Cousteau passou a vida explorando os oceanos. Equipado com uma câmara IMAX, Cousteau e sua equipa filmaram cerca de 100 horas de cenas aquáticas, produzindo um documentário que revela como os menores seres vivos do mar são vitais para a vida na Terra.
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: O que fazem juntos Kanye West, Jay-Z, Madonna e Alicia Keys?

A #PassadeiraVermelha desta semana tem um miminho para si! Chega à Sexta-feira e ainda lhe dá mais um 1 minuto de video com os famosos que marcam os títulos das notícias nos EUA! Episódio #11 com Usher, Kanye West, Jay-Z, Madonna, Vin Diesel, Alicia Keys... isto só pode ser TDB!!! (Tudo de Bom)
Vídeo

Vídeo Aniversário Apollo 13

Lembra-se do filme Apollo 13? Sabe o que o inspirou? Faz 45 anos que se deu o maior fracasso de sucesso da NASA, a estação espacial americana
Mais Vídeos