quarta-feira, 22 outubro, 2014. 08:00 UTC

Notícias / Angola

Milhares de crianças sem escola em Malanje

 Norberto dos Santos
Norberto dos Santos
Isaías Soares
Cinco mil crianças na província de Malanje estão fora do sistema normal de ensino reconheceu o governador provincial, Norberto Fernandes dos Santos durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano.

A erradicação do referido fenómeno constituirá um desafio especial para a governação local, que apesar de registar avanços no sector da educação debata-se com a carência de docentes qualificados e infra-estruturas.




Ao apresentar  diagnóstico sobre a província em vésperas de completar 100 dias no cargo de governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos referiu que o programa do governo provincial para o ano que agora se iniciou  está em fase de aprovação e, constitui antecâmara do projecto para o quinquénio 2013 – 2017.

As várias prioridades vão para a promoção do desenvolvimento sócio – económico integrado e sustentável com o reforço da capacidade institucional dos órgãos do Estado, com o relançamento da agro – industria e geração de emprego e riqueza e a expansão da rede sanitária.

O governante particularizou com ênfase o papel da juventude e das obras públicas, em especial a  formação académica e científica estão no centro das atenções.

“A ela será prestada uma atenção muito especial no sentido de se promover o associativismo juvenil que se constituirá no parceiro privilegiado do governo provincial para a definição de estratégias de trabalho voltadas para este importante segmento da sociedade”, disse, garantindo “o alargamento da rede de instituições do ensino superior de acordo com a lei e a criação de condições na província de instituições do ensino superior privadas”.

A conclusão das obras de construção das estradas secundarias e terciárias e a execução das políticas do executivo orientadas para o acesso à habitação, na estaca zero na sede provincial de Malanje, por exemplo, merecerá a concertação ao nível dos municípios e com os agentes do sector privado para assegurar o seu cumprimento no âmbito do Programa Habitacional para os próximos cinco anos.

“Unidos poderemos fazer Malanje acontecer” é o novo lema de Norberto Fernandes dos Santos que anunciou a realização de acções para mudar a imagem da capital, nos domínios do paisagismo, jardinagem, plantação de árvores, reabilitação ou construção de lancis, parques rotundas, entre outros.

O secretário da UNITA, António Pedro Magalhães, disse que as declarações do governador provincial, recentemente no cargo mostram o fraco trabalho realizado pelos antecessores numa década de paz.

“Numa só palavra, dizer que Malanje tem quase tudo por se fazer motivo pela qual vem constando do leque de províncias que menos se desenvolveram em dez anos de paz”, defendeu.

Para pressionar o governo da região “a UNITA irá exercer o seu papel de fiscalização e acompanhamento das promessas feitas pelo chefe do executivo, que bem aplicadas poderão mudar o rosto de Malanje, bem como a melhoria das condições básicas da população”.

O secretário executivo da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA – CE), Raimundo Nhanga Dala é de opinião que a construção de escola de formação de professores conste das prioridades do actual governador da circunscrição.

“Visto que na província de Malanje não temos estruturas que sustentem este ramo de ensino”, clarificou Raimundo Nhanga Dala.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 21 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
21.10.2014 18:07
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos