domingo, 20 abril, 2014. 23:39 UTC

Notícias / Angola

O Rei vai nú?

Activista nega que Eduardo dos Santos se tenha encontrado com o verdadeiro rei da Lunda Tchokwé

x
Tamanho das letras - +
Redacção VOA
O presidente da Comissão do Protectorado da Lunda negou que o Presidente José Eduardo dos Santos se tivesse encontrado, na quinta-feira, com o rei dos povos da Lunda-Tchokwé.


O Jornal de Angola escreveu que José Eduardo dos Santos se tinha reunido com Alberto Dumba Muacawewe, recebido na presidência com o título de Muatchissengue Watembo, o título tradicional dado ao rei da região.

Mas José Mateus Zecamutchima, presidente da Comissão do Protectorado da Lunda Tchokwé – uma organização que luta pela autonomia da região – negou que Alberto Dumba Muacawewe seja o verdadeiro rei da região.

“O Alberto Dumba Mwacawewe é o rei imposto pelo MPLA,” disse Zecamutchima que descreveu ainda Mwacawewe como “uma personalidade da Lunda que conhcemos e por quem temos todo o respeito”.

“Em termos de sucessão do reinado Lunda Tchokwe ele é um impostor,” acrescentou.
Zecamutchima fez notar que o Jornal de Angola, enquanto órgão oficial, nunca tinha falado sobre as reivindicações da região da Lunda Tchokwe e que agora vem afirmar na  sua notícia que o rei da Lunda Tchokwe “é afinal de contas uma figura reconhecida internacionalmente”.

O jornal disse que o Mutachissinge Watembo é uma figura “reconhecida mundialmente nos termos de sucessão colectiva e fundamentos jurídicos dos tratados de protectorado de 1885-1894”.

Para Zecamutchima o encontro do presidente José Eduardo dos Santos enquadra-se numa estratégia do governo de Luanda que passa pela criação de “grupos subversivos (na Lunda) para tentar desviar a atenção d a opinião pública dos verdadeiros objectivos que estamos a defender”.

“O senhor Alberto Dumba Mwacawewe é o rei imposto do MPLA,” disse Zecamutchima acrescentando que este era irmão de um falecido deputado ao parlamento.

“O Senhor Carlos Manuel Muatxitambuia é o verdadeiro rei,” concluiu.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Vulameno Chinguli de: POrtugal
09.01.2013 21:45
O MPLA,ja comecou logo nos primeiros dias,do ano mas o povo do leste,ja nao aceita mas neste governo de Angola,sangue fria,Demonios,governa com a feiticaria apartir do proprio dos santos,


por: Marcelo Teixeira de: Brasil, São Paulo
07.01.2013 06:06
Internacionalmente reconhecido? Bem eu moro no Brasil nunca ouvi falar deste senhor. O que é impressionante, é ver como os ditadores se reconhecem a distância.


por: Anonimo de: Luanda
04.01.2013 18:22
Cenas e caracteristicas dos iluminantes, são sinais de que este grupo ja actua em Angola ha muito tempo infitrados com as cores do M. Haja Deus...


por: Muana Nsi de: Benguela
04.01.2013 18:18
Começar o ano com a corrupção!!! Até quando!!! Meu Deus tenha misericórdia...

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 18 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
18.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Mais Vídeos