quarta-feira, 22 outubro, 2014. 04:42 UTC

Notícias / Angola

Angola assinala aniversário do massacre de Baixa do Cassanje

Sobrevivente e actual Bispo Metodista defende criação de um memorial

Baixa de Cassanje, Malanje
Baixa de Cassanje, Malanje
Isaías Soares
Um dos sobreviventes do massacre na Baixa do Cassange ocorrido em 1961 defendeu a construção de um memorial em honras das vítimas.




Angola assinala Sexta-feira o aniversário do massacre que ocorreu no ano do inicio da luta de libertação.

O bispo da Igreja Metodista Unida em Malanje, José Quipungo, um dos sobreviventes dos massacres de Teka – dia – Kinda, município do Quela, na altura com 10 anos de idade, disse que deve ser dada maior dignidade para os que morreram em prol da luta de libertação de Angola.

                 “Precisamos de construir um memorial, termos um lugar de estudo para as novas gerações poderem entrar neste lugar onde possam estudar a história do nosso país”, recomendou.

Uma aldeia piloto continua em projecção no papel.

  Três projectos foram apresentados pelos projectistas João Ângelo, Carlos Oliveira, Luís Certo e Chicamo Xingana aos aldeões da localidade e aguardam pela luz verde do governo de Malanje.

“O primeiro é o respeito e o culto a memória das pessoas que aqui faleceram que representaram o início do movimento de libertação de Angola em 1961”, disse Chicamo Xingana.

O bairro social que deverá ser erguido numa área de 20 hectares, entre outros serviços de acordo com a maqueta congregará 20 residências, postos de saúde, escolas, bibliotecas, jangos comunitários, locais de lazer que ajudarão a compreender parte da história de Angola.

O massacre ocorreu  na sequência de uma greve dos trabalhadores da ex – Companhia de algodão Cotonang, em protesto contra o atraso do pagamento dos salários, preços baixos pela compra do produto e as difíceis condições sociais e transformou-se no prenúncio da luta pela libertação nacional.

O município de Xá – Muteba, província da Lunda – Norte acolhe o acto central da celebração nacional sob o lema “Quatro de Janeiro de 1961 – Quatro de Janeiro de 2013 – 52 anos de luta e vitórias”. O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundy – Pahama vai presidir a cerimónia.

                  Ao nível de Malanje, uma cerimónia tem lugar no auditório da emissora local da Rádio Nacional de Angola.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 21 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
21.10.2014 18:07
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos