quarta-feira, 29 julho, 2015. 13:29 UTC

Notícias / Angola

UNITA quer investigação a mortes na vigília da IURD

“Sempre que há grandes concentrações de gente devem-se sempre tomar um conjunto de disposições para se evitarem situações deste género,” disse Alcides Sakala

Venâncio Rodrigues
O maior partido da oposição de Angola, UNITA, exigiu a abertura de um inquérito ao incidente da noite de fim de ano em que dezenas de pessoas morreram ou ficaram feridas durante uma cerimónia religiosa da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).


A porta-voz da comissão de asseguramento médico para a quadra festiva, Filomena Wilson, é citada pelo Jornal de Angola como tendo dito que até ao princípio da noite de terça-feira, estavam confirmados 16 mortos, entre os quais três crianças, com idades entre os três e quatro anos.

Nove vítimas terão morrido já no interior do Hospital Américo Boavida, uma no Hospital do Prenda, três a caminho dos hospitais e outras três no local da tragédia. Ainda na  terça-feira, estavam por identificar os corpos de duas mulheres na morgue do Hospital Josina Machel.

As vítimas faziam parte de uma vígilia organizada pela Igreja Universal do Reino de Deus para marcar o fim do ano de 2012.

A superlotação do recinto terá estado na origem das mortes, por asfixia, mas o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala disse à Voz da América que a perda de vidas humanas podia ser evitada.

“Sempre que há grandes concentrações de gente devem-se sempre tomar um conjunto de disposições para se evitarem situações deste género,” disse.

“Neste quadro a nossa recomendação é que se crie uma comissão de inquérito para a se apurarem as responsabilidades”, acrescentou.

Esta quarta-feira estavam marcadas as autópsias que deverão determinar as verdadeiras causas das mortes.

O comandante geral adjunto da Polícia Nacional, Comissário-chefe Paulo  de Almeida  confirmou as declarações de um dos responsáveis da IURD segunda as quais o número de pessoas esteve acima das capacidades do recinto.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: yu de: hbo
09.01.2013 05:35
lamentamos tal situação mais a igreja devia ter realizado esta vigilia em um estado de futebol por exemplo, por favor pensem antes de realizar este tipo de actividades

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Mundo 28 Julho 2015i
|| 0:00:00
...  
🔇
X
29.07.2015 12:46
Vídeo

Vídeo Amy Winehouse - o filme

No documentário, Amy, o realizador Asif Kapadia conta a história do nascimento e queda da super estrela do jazz Amy Winehouse. Usando filmes caseiros feitos por amigos e produtores de Amy, concertos, entrevistas públicas e sessões de gravações, Kapadia criou um retrato fantástico da cantora
Vídeo

Vídeo Sudão: música salva pessoas da morte

Em 2012 o realizador sudanês Hajooj Kuka realizou um documentário entre os refugiados da Guerra civil no Nilo Azul, Sudão, e na região montanhosa de Nuba. E surpreendeu-se com o que ali viu – a música estava a ajudar a salvar pessoas que estavam a ser alvo de ataques aéreos do seu próprio governo
Vídeo

Vídeo Marvel Comics lança um novo Homem-Aranha: Miles Morales

Seja em quadradinhos ou na tela do cinema, fãs estão acostumados a ver Peter Parker por trás do Homem-Aranha. Mas isto está a mudar. A Marvel Comics lançou Miles Morales para substituir Peter Parker em uma nova série de quadradinhos. Ele é metade latino e metado afro-americano e já é bem popular.
Mais Vídeos