domingo, 26 abril, 2015. 22:31 UTC

Moçambique

2013: Diálogo Renamo/Frelimo e eleições municipais serão acontecimetnos de nota

MDM quer aumentar autarquias sob seu controlo enquanto RENAMO poderá boicotar eleições

Afonso Dhlakama, líde rda Renamo
Afonso Dhlakama, líde rda Renamo
Simião Pongoane
Para Moçambique os principais desafios de 2013 serão em termos generalizados  políticos e económicos, sendo que a sociedade e cultura podem alinhar-se facilmente depois de resolvidos os assuntos políticos e económicos.

O País entra para 2013 com uma dívida política muito grande: evitar a eclosão de guerra por falta de solução das exigências da Renamo para a formação de uma comissão nacional de eleições com representação dos Frelimo e Renamo, reintegração dos oficiais de comando da Renamo retirados para reforma das FADM e despartidarização das instituições do Estado.

O diálogo entre o governo e a Renamo já começou, mas encalhou-se depois de três rondas.

O governo diz que está aberto para prosseguir com o diálogo.

“Esperamos que no espírito de boa-fé, a Renamo apresente as preocupações que sejam de interesse nacional e concorram para a manutenção da paz e da reconciliação nacional” –disse o Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, assegurando a abertura das portas para o diálogo com a Renamo

Só que a Renamo está desapontada por alegada falta de resultados no diálogo com o Governo, pelo que 2013 será mesmo determinante para ultrapassar o mal-entendido entre as duas partes para Afonso Dhlakama sair dos campos da serra de Gorongosa sem fazer guerra.

O ano de 2013 é um ano das eleições municipais em 43 autarquias do País.
O Movimento Democrático de Moçambique, considerado o filho mais novo do cenário político nacional, diz que já está preparado para concorrer às eleições depois do seu primeiro congresso realizado recentemente na Beira.

O Presidente do MDM, Daviz Simango, considera que “o grande exercício do partido em 2013 é melhorar a situação em que se encontra, portanto subir o número de deputados que temos para muito mais, sair do número de autarquias para muito mais e tentando o máximo possível convencer o eleitorado para que olhe no Movimento Democrático de Moçambique como alternativa para governação em Moçambique”.

A Renamo, principal partido da oposição, diz que só vai às eleições de 2013 se houver uma comissão nacional eleitoral formada na base de paridade numérica com a Frelimo, caso contrário ninguém será deixado votar.

As perspectivas económicas de 2013 assentam basicamente na manutenção e consolidação da política macro-economica do País para resistir à crise financeira internacional, atraindo investimento estrangeiro.

O Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, disse que “no próximo ano continuaremos a trabalhar na área de reforço das condições para que a nossa economia aconteça adequadamente. Continuaremos a mobilizar investimentos, a alargar a rede sanitária e a construir mais escolas”.

A distribuição da riqueza relacionada com a exploração dos recursos minerais vai continuar como manchete nos debates nacionais em 2013.

A sociedade e a cultura vão à boleia da política e da economia, mas cada uma à sua maneira. A ver vamos.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!i
X
24.04.2015 16:24
O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!

O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Mais Vídeos