sexta-feira, 28 novembro, 2014. 02:54 UTC

Notícias / Angola

Angola: ENE quer acabar com roubo de energia no Kwanza Sul

Sistema pré-pago e caça ao "gato" visam disciplinar uso de electricidade.

Fernando Caetano
A Empresa Nacional de Electricidade da província do Kwanza-Sul quer acabar com o roubo de electricidade através da introdução de um sistema pré-agp de consumo de energia. promete entrar para o ano de 2013 com o melhoramento no fornecimento de energia eléctrica as populações.




A ENE diz que o sistema vai também melhorar substancialmente o fornecimento de electricidade aos seus clientes.

Para efeito, ensaia estratégias para instalação nas cidades do Sumbe, Porto-Amboim e Gabela do sistema pré-pago do consumo energético na ordem de vinte mil contadores.

A confirmação é do director da ENE-EP no Kwanza-Sul, Rosário de Almeida, que disse que a entrada em funcionamento do sistema de contador pré-pago vai disciplinar o uso e consumo de energia eléctrica sobretudo nas zonas de difícil fiscalização e do fenómeno “gato” ou seja puxadas anárquicas.

««Tudo está sendo feito para que entre princípio ou fim de Janeiro começemos a colocar os vinte mil contadores pré-pagos que vamos colocar só nas três cidades, nomeadamente Sumbe, Porto-Amboim e Gabela,” disse.

Para Rosário de Almeida os constantes desvios que se verificam nas linhas de transporte domiciliária por irresponsáveis através do famoso “gato”, vai obrigar a ENE a incidir as suas acções de instalação e fiscalização na periferia onde estão identificados grandes focos de roubo de luz eléctrica.

««Queremos incidir mais nos sítios onde existem os famosos “gato”, porque há muita dificuldade de fiscalizar por forma a disciplinar o cliente,” disse.

“É alí onde vamos incidir mais a nossa actividade e isso vai obrigar o cliente racionalizar a energia para que a energia sirva para todos,” acrescentou squele responsável da ENE que fez notar ainda a indisciplina dos consumidores.

“Há edifícios que ao longo do dia não se preocupam em apagar as lâmpadas, ligam os ar condicionados todos os dias sem necessidade, à noite lâmpadas que não deviam estar em serviço passam toda noite em serviço e aí acho que vamos disciplinar e também vamos educar as pessoas e elas vão aprender aracionalizar a energia,” disse.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Bobby Smith o benfeitori
X
27.11.2014 12:05
No dia de Acção de Graças nos Estados Unidos, agradece-se as bênçãos recebidas ao longo do ano. Bobby Smith, imigrante nos EUA, vindo da Serra Leoa, criou uma pequena organização de voluntários Hope for Lives in Sierra Leone, para ajudar os desfavorecidos na sua terra Natal
Vídeo

Vídeo Bobby Smith o benfeitor

No dia de Acção de Graças nos Estados Unidos, agradece-se as bênçãos recebidas ao longo do ano. Bobby Smith, imigrante nos EUA, vindo da Serra Leoa, criou uma pequena organização de voluntários Hope for Lives in Sierra Leone, para ajudar os desfavorecidos na sua terra Natal
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 26 Novembro 2014

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo A Voz da América nas manifestações em Ferguson

O polícia que matou Michael Brown não será acusado.
Vídeo

Vídeo Protestos violentos causam caos em Ferguson, Estados Unidos

Uma decisão de um Grande Júri no Misssouri de não indiciar o policia branco Darren Wilson pela morte a tiro do jovem africano-americano Michael Brown resultou em mais violência e destruição em Ferguson. Isto apesar dos apelos a manifestações pacíficas por parte dos lideres comunitário
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Novembro 2014

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Mama Sarah Obama, única avó viva do Presidente americano

A mulher do avô de Barack Obama está nos Estados Unidos para angariar fundos para a construção de uma escola e de um centro hospitalar no valor de 12 milhões de dólares, em Kogelo, no Quénia. Foi homenageada no Dia das Mulheres Empreendedoras nas Nações Unidas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Novembro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 20 Novembro 2014

As notícias que marcam a actualidade do país liderado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 20 Novembro 2014

As imagens das noticias africanas
Mais Vídeos