quinta-feira, 05 março, 2015. 08:02 UTC

Notícias / África

Egipto: Oposição vai protestar resultados de referendo constitucional

Apenas 32% dos eleitores votaram mas mais de 60% dos votantes terão aprovado a nova constituição elaborada por islamitas

Contando os votos
Contando os votos
Redacção VOA
No Egipto a coligação liberal da oposição diz que vai por em causa o referendo sobre uma constituição apoiada pelos islamitas que parece ter ganho a aprovação da maioria.

A votação em duas etapas foi marcada por baixa afluência e acusações de fraude generalizada.

Falando Domingo,  membros da Frente de Salvação Nacional da oposição disseram que planeiam apresentar queixas contra irregularidades depois dos resultados oficiais do referendo serem anunciados, o que provavelmente vai ocorrer amanhã.

O processo do referendo terminou ontem com a votação em 17 das 27 províncias do Egipto.

O processo tinha-se iniciado no dia 15 de Dezembro com a votação em 10 províncias.

A Irmandade Muçulmana do presidente Mohamed Morsi disse  que resultados não oficiais indicam que a nova constituição teve o apoio de 64% dos votantes nas duas rondas de votação. Na votação de Sábado 71%  tinham votado a favor.

A Irmandade Muçulmana disse que a afluência às urnas foi de 32% o que a oposição diz indicar que não há um mandato popular para a constituição que foi elaborada por uma assembleia dominada pelos islamitas.

Se a Comissão Eleitoral confirmar os resultados, eleições para uma nova câmara baixa do parlamento serão realizadas dentro de dois meses.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas, 4 de Março de 2015i
X
04.03.2015 18:08
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos