quinta-feira, 03 setembro, 2015. 12:51 UTC

Notícias / Angola

Angola: Detidos na manifestação de sábado vão a tribunal

Informações indicam que seis pessoas foram presas

Avenida 4 de Fevereiro, antiga Avenida Marginal em Luanda
Avenida 4 de Fevereiro, antiga Avenida Marginal em Luanda
Redacção VOA
Várias pessoas detidas durante uma manifestação em Luanda no sábado poderão comparecer segunda-feira em tribunal.

Inicialmente foi noticiado que quatro pessoas tinham sido presas nessa manifestação mas há notícias que na realidade seis pessoas foram detidas.

A manifestação tinha sido convocada para protestar contra o desaparecimento de Alves Kamulingue e Isaías Kassule, raptados por desconhecidos nos dias 27 e 29 de Maio quando tentavam organizar uma manifestação de ex militares.

A manifestação tinha decorrido sem incidentes desde o seu início na Praça da Independência mas eclodiram confrontos com a polícia na zona central da capital, no Largo da Maianga, quando algumas dezenas de manifestantes tentaram progredir em direcção ao ministério da justiça.

O caso tem suscitado protestos  e já este mês o ministro do Interior Ângelo Tavares reuniu-se com os familiares dos desaparecidos.

Horácio Etuvi tio de Alves Kamolingue, que esteve presente na reunião
com membros do Executivo, disse à Voz da América não ter saído esclarecido do encontro por não terem sido informados do verdadeiro paradeiro dos seus parentes.

“Eles nos disseram que nós não temos conhecimento, como é que não tem conhecimento desde 27 de Maio até hoje?”, questionou o tio de Alves Kamulingue.

Para Alcides Sakala, porta-Voz da UNITA, ao realizar a reunião com a família, o executivo respondeu à pressão da sociedade civil e à visita efectuada ppel presidente da UNITA  Isaías Samakuva a casa dos parentes dos desaparecidos.

Considera, ainda, irresponsáveis os pronunciamentos segundo as quais nunca tinham sido informados sobre o desaparecimento de Kamulingue e Cassule.

O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: joao antonio de: lobito
27.12.2012 08:06
que digam esta autoridades se o direito a manifestacao pacifica esta ou nao consagrada na constituicao da republica e se nao entao que declarem este estado de totalitario e facista e ponto final

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Mundo 2 Setembro 2015i
X
02.09.2015 17:56
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (III): Joel Almeida perdido em Nova Iorque

Desafiámos o Joel a contar-nos os seus dias e cada dia que passa é uma aventura. Perder-se em Nova Iorque tem sido uma constante. O Joel está na cidade da grande maçã para um estágio de 2 meses dentro do programa Young African Leaders Initiave, criado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Setembro 2015

Milahres dançam no festival tradicional suazi
Vídeo

Vídeo Manchetes americanas 1 Setembro 2015

Ben Carson, um novo Obama?
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdade

Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (I): Joel Almeida e a primeira aventura em Nova Iorque

Joel Almeida, de Cabo Verde, é designer de jogos e tem uma start-up. Participou no programa YALI por 6 semanas e dentro da mesma iniciativa está entre os 100 escolhidos para fazerem um estágio nos Estados Unidos durante 2 meses. Joel está em Nova Iorque e aceitou o desafio de nos contar os seus dias
Mais Vídeos