domingo, 07 fevereiro, 2016. 05:48 UTC

    Notícias / Angola

    Governo recebe familiares de Kamulingue e Kassule e "jovens revolucionários"

    Direcção Nacional de Investigação Criminal vai investigar desaparecimento de Alves Kamulingue e Isaías Kassule. Jovens mantêm manifestação para sábado, para pressionar autoridades a revelar paradeiro dos desaparecidos.

    Ministro do Interior de Angola, Ângelo Tavares, preside a reunião de entidades oficiais com familiares de dois desaparecidos e representantes do Movimento dos Jovens Revolucionários. Veloso Kassule, à direita, de camisa castanha, é irmão de Isaías Kassule. (VOA/Coque Mukuta)
    Ministro do Interior de Angola, Ângelo Tavares, preside a reunião de entidades oficiais com familiares de dois desaparecidos e representantes do Movimento dos Jovens Revolucionários. Veloso Kassule, à direita, de camisa castanha, é irmão de Isaías Kassule. (VOA/Coque Mukuta)

    Multimédia

    Áudio
    • Governo intervém finalmente no caso Kamulingue - Kassule

    Coque Mukuta
    O ministro do Interior, Ângelo Tavares, recebeu quinta-feira, em Luanda, familiares dos manifestantes desaparecidos Alves Kamulingue e Isaías Kassule e uma delegação do Movimento dos Jovens Revolucionários.

    Os jovens convocaram para este sábado (22 de Deze,bro) uma manifestação visando pressionar as autoridades a revelar o paradeiro de Kamulingue e Kassule, desaparecidos em Luanda durante uma manifestação no fim de semana de 27 de Maio.

    Estiveram na reunião o irmão de Isaías Kassule (Veloso) o tio de Alves Kamulingue e, em representação dos jovens, Luaty Beirão, Carbono Casimiro, Mbanza Hamza e Nito Alves.

    Juntaram-se à delegação oficial o Procurador-Geral adjunto, Arcanjo Custódio, o comandante geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, o Director Nacional de Investigação Criminal (DNIC), Eugénio Pedro Alexandre, e o secretario do Estado para a Juventude Nhanga Assunção.

    Ângelo Tavares Ministro do Interior disse no encontro que mesmo sem terem informação oficial por parte dos familiares dos desaparecidos, já várias diligências foram feitas pelas autoridades a nível das esquadras hospitais para os localizar.

    Esta "é a primeira vez que temos uma informação oficial mas pela gravidade do assunto, já foram feitas algumas diligências em algumas esquadras, hospitais e com os dados que tínhamos eles não foram encontrados nestas unidades” disse o ministro.

    No encontro foi decidido que as famílias fossem encaminhadas para a Direcção Nacional de Investigação Criminal para a recolha de dados e facilitar a investigação do desaparecimento.

    Na ocasião Luaty Beirão um dos representantes do Movimento de Jovens Revolucionários disse estar descontente por não ter havido interesse das entidades em solicitarem ajuda mais cedo às famílias dos desaparecidos.

    Estou “decepcionado quando nos dizem que não seguem a imprensa privada e não são obrigados a saber. Ninguém é. Portanto alegam isso para não terem conhecimento do caso” frisou Beirão.

    “Sabendo que as pessoas não conseguem apresentar queixa nos órgãos devidos, ou das maneiras devidas, numa situação tão grave devia haver mais diligências. Dizem que fizeram diligências mas ninguém contactou os familiares; mas os jornalistas conseguiram” contactar os familiares, afirmou o Luaty Beirão, conhecido também como rapper Ikonoklasta.

    O Procurador-Geral adjunto da República, Arcanjo Custódio, disse também não terem qualquer denúncia formal. Considerou "grave" a situação e prometeu uma rápida investigação.

    "Para a Procuradoria-Geral da República é grave. Sem querer tecer mais considerações trata-se da perda de duas vidas, perda essa que não só afecta a família, e o grupo que está aqui diante de nós, como a sociedade em geral” disse.

    Nito Alves, também do Movimento Revolucionário agradeceu pela iniciativa mas acredita que não será esclarecida a situação por isso irão mesmo partir para a manifestação do dia 22 de Dezembro caso não sejam informados sobre o verdadeiro paradeiro dos dois activistas desaparecidos.

    "No mínimo foi tudo uma bajulação política, eles queriam penas conhecer quem são esses jovens. Esses dirigentes não vão resolver o problema”, disse Nito Alves.
    O forúm foi encerrado
    Comentário
    Comentários
         
    por: kitembo de: gabela
    26.12.2012 09:58
    Õs do 27 de março so levantam bocas os da parte do Nito Alves, e nunca os dos falecidos Dangereux, Bula, Saydi Mingas e tantos outros assassiandos duma forma tao cruel pelo Nito alves e Zé Vandunem. O espera que o actual nito alves responda pelos crimes que o seu chará cometeu


    por: Nito Alves de: Luanda
    21.12.2012 10:20
    Puto Nito com queres negociar afinal?
    Se não acerditas nas pessoas?
    parece-e que voces REVOLUCIONARIO é que não estão interessados no diálogo, quando não vos recebem ha o GOV não recebeu, quando vos recebe ha é bajulação.


    por: Emiliano Lameira de: Luanda
    21.12.2012 08:22
    É com sentimento de repulsa que digito estas linhas, para tecer o seguinte comentário:
    Angola desde há muito que tornou-se um calvário para os próprios angolanos, mesmo desde os tempos mais remotos nunca uma pessoa desaparecia sem deixar rastros (em último caso os seus malfeitores davam pistas). Agora valha-me Deus! A desculpa estúpida e atrasada ao mesmo tempo, destes delinquentes vestidos de poder de autoridade, deixa muito a desejar. Que parvice um alto funcionário não estar informado pela via da imprensa. Olha eu escarro todos os dias quando sou confrontado com esta estupidez ao mais alto/baixo nível. Não tem competência, tenha coragem e demita-se é humilhante a capacidade que tendes em fazer nada.....


    por: Alberto Santos de: ANGOLA
    21.12.2012 03:56
    HA TANTOS MESES ESTES CARAS AINDA CONSEGUEM DIZER QUE NAO SABIAM DO ASSUNTO, OU PORQUE NAO RECEBERAM UMA QUEIXA FORMAL? O MUNDO SABE QUE O ANGOLANO ORDINARIO NAO VALE NADA. MORRE HOJE E DEITAM ELE(A). ISTO ME LEMBRA O QUE O MUSICO ORLANDES DISSE EM PORTUGAL: "ANGOLA E' GOVERNADA POR CRIMINOSOS." APENAS PODEMOS CHEGAR A ESTA CONCLUSAO.

    Siga-nos

    Rádio

    AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

    Sexta 16:30 - 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sexta-feira 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

    Os Nossos Vídeos

    Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
    Manchetes Mundo 5 Fevereiro 2016i
    X
    05.02.2016 18:40
    Vídeo

    Vídeo Filhos de Jonas Savimbi levam empresa de jogo Call of Duty a tribunal

    Em causa está um milhão de dólares de indemnização por danos morais Entrevista dada à AFP
    Vídeo

    Vídeo Como Chegar à Casa Branca II

    O caminho para a Casa Branca depende de muitos factores Um deles é sem dúvida o financiamento - quanto mais dinheiro tiver, melhor para o candidato Este é o 2º vídeo que explica como decorre a campanha presidencial nos Estados Unidos até ao dia da eleição do Presidente
    Mais Vídeos