quarta-feira, 16 abril, 2014. 16:09 UTC

Notícias / Angola Fala Só

ANGOLA FALA SÓ - Nzita Tiago: "Peço a Eduardo dos Santos para abrir negociações" sobre Cabinda

Tamanho das letras - +
O líder histórico da FLEC, Nzita Henriques Tiago, pediu ao presidente angolano, José Eduardo dos Santos, "para abrir negociações" sobre o estatuto de Cabinda.

Tiago respondia aos ouvintes da Voz da América, no programa Angola Fala Só. O governo angolano, oficialmente, considera encerrado o problema de Cabinda, com o Memorando de Entendimento de 2006, assinado com o então líder do Forum Cabindês para o Diálogo, António Bento bembe.

Mas o Memorando não foi universalmente aceite pela resistência cabindesa e Tiago, e outros, insistem na necessidade de dialogo.

Sobre o que fará se Eduardo dos Santos se recusar, como tem feito, a dialogar, Nzita Tiago afirmou: "Não sei se haverá consequências  da falta de diálogo. O povo de Cabinda é que sabe".-

"Não tem que ser o Nzita. Pode ser que alguém venha dizer basta", declarou o presidente da FLEC que, durante o programa, se recusou insistentemente a comentar questões angolanas, afirmando que "eu me preocupo com os problemas dos Cabindas e os problemas dos angolanos são para eles resolverem".

Insistiu, repetidamente, que Angola está a colonizar Cabinda e voltou a exortar os cabindeses a um diálogo de onde resultem posições unificadas.

Clique no link abaixo para ouvir o Angola Fala Só, com Nzita Tiago.


Clique aqui para ouvir todos os programas Angola Fala Só.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Bavondakuau de: Cabinda
26.12.2012 09:54
os Angolanos ate agora ocupam o territorio Cabindesa o Porque o estado portuguesa não toma a sua responsabilidade de esclarecer ao estados unidos que cabinda foi protetorado não colonizado de mim sou de opinião de lhes quechar no tribunal supremo dos estados unidos para eles ovirem o abuso e aviolação dos direitos humanos em cabinda


por: Bento&Bento de: Luanda
10.12.2012 09:16
apesar de não ser do Mpla, nunca concordaremos a divisão de Angola até os ultimos teus dias.com as autarquicas vc devia vir em Angola para concorrer e verás que nem representas 10% das convicçoes dos Cabindenses. O que deves fazer é lutar para que os 10% da arrecadação do petroleo da provincia seja canalizado aos serviços essenciais da população. VIVA ANGOLA DE CABINDA AO CUNENE!

Resposta

por: Che. de: Reino Unido
12.12.2012 17:53
O problema de Jose Eduardo Dos Santos, eh a arrogancia,
Falta de honestidade politica, e a uma consiciencia Africana. Se nao mudou aos 70 anos, nao ha muita esperanca de mudanca.
Um pedido ao Eduardo Dos Santos, nao resolvera o problema de Cabinda, nem a situacao em Angola. Uma mudanca total da lideranca angolana,
e o rejunevecimento da lideranca da Flec, reconhecendo no entanto a importancia historica das duas liderancas, podera resolver a questao de Cabinda, e restaurar a angolanidade, que eh uma questao pendente, sem o qual Angola, com ou sem o Fundo Soberano, nao podera avancar. Eh um trabalho que deve se levar a serio.
A importancia da historia, em particular o impacto de Jonas Savimbi, deve se ter em consideracao. O discurso da Flec, dever ir alem da reclamacao justa contra a opressao e a pilhagem dos recursos petroliferos para um projecto politico comprehensivo e robusto, isto eh, realista, pragmatico e incotornavel.

Resposta

por: Pastor Raul de: Repúblca de Cabinda
11.12.2012 02:11
Cabinda não é Angola porque 95% dos Cabindas não se sentem angolanos são obrigados por lei do Mpla e ponto final.


por: pires feliciano de: paris
09.12.2012 14:02
O Sr Jes deve Responder ao seu rival independentista o Tiago Nzita para tentar algo que possa trazer aos cabindense a paz que eles também merecem.e este paz deve ser abragente e nao por categoria de individus como o fez com Bento Bembe e outros analfabetos "Mbindas" dai o governo de angola deve aproveitar a oportunidade para nao ignorar a propria historia.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 15 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
15.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos