segunda-feira, 20 outubro, 2014. 13:01 UTC

Notícias / Angola

Reclusos no Namibe querem mais oportunidades de educação

Director dos Serviços Prisionais do Namibe, Samuel Jamba (esq) com o governador Isaac dos Anjos, durante uma visita deste à prisão de Bentiaba, antiga prisão de São Nicolau (VOA / Armando Chicoca)
Director dos Serviços Prisionais do Namibe, Samuel Jamba (esq) com o governador Isaac dos Anjos, durante uma visita deste à prisão de Bentiaba, antiga prisão de São Nicolau (VOA / Armando Chicoca)

Multimédia

Áudio
Armando Chicoca
Reclusos na cadeia de São Nicolau aproveitaram a presença do governador Isaac dos Anjos, naquela unidade prisional, para exprimir o seu sentimento por terem perdido o ano lectivo em consequencia de falta de salas de aulas e falta de meios técnicos.
 
Na sua mensagem, os reclusos pediram apoios das autoridades governamentais da província para aumento de salas de aulas e o reforço em meios técnicos ao centro de formação técnico profissional existente na cadeia de São Nicolau, actualmente denominada Bentiaba.
 
O director dos Serviços Prisionais do Namibe, Samuel Tchinhama Jamba, disse na oportunidade que por falta de salas de aulas e meios, o numero de 500 reclusos matriculados durante o ano lectivo, prestes a findar, 300 ficaram fora do sistema de ensino de formação técnico profissional.
 
Reforçou que a mensagem a apresentada pelos reclusos fosse tida em conta, tendo em conta as dificuldades, de facto, porque o sector passa, no domínio da formação técnico e profissional uma das condições que facilitaria a inserção dos reclusos no mundo do emprego, tão logo termine as suas penas decretadas pelos tribunais respectivos.
 
Isaac dos Anjos que visitou, quarta-feira, a unidade prisional de São Nicolau pela primeira vez, quer nas vestes de governador da província, quer na qualidade de primeiro secretario Provincial do Namibe do MPLA, mostrou-se sensibilizado com a causa dos reclusos.
 
O governante prometeu apoios aos serviços prisionais, não só para a formação académica e profissional dos reclusos, mas também para que estes, no quadro do programa de revitalização da produção agrícola e combate a fome, ajudem a província na segurança alimentar, contribuindo suprir o défice na dieta da população.
 
‘‘Nós vamos ajudar tentar ajudar o estabelecimento prisional, aqui no Bentiaba, naquilo que é a componente do centro profissional, vamos tentar ajudar também, para que o sector da agricultura possa vos apoiar mais com motobombas, com tractores e eventualmente com o sistema de irrigação. E, vamos esperar que vocês consigam produzir mais, porque o vosso salário depende da vossa produção, para fazerem o pé de meia, e no dia em que terminar a pena, poderem reclamar algum recurso para levar, se não, você chega lá fora, põe a mão no bolso e não tem nada’’, esclareceu aos reclusos, Isaac dos Anjos.
 
Saudou a iniciativa da direcção provincial dos serviços prisionais que criou uma brigada de construção civil, composta por reclusos, que vai participar na construção de pontes e manutenção de estradas secundária e terciárias na província do Namibe.
 
Sei que estão a colaborar na construção de pontes e quem estiver a fazer, deve mesmo empenhar-se a fundo, a quantidade de pontes que o pais deverá construir são enormes.
 
"Só na estrada Namibe/Benguela, via Bentiaba, na estrada em construção, ainda temos cerca de 194 pontes por construir. O interior da nossa província, para atingirmos o Cunene passando pela comuna do Iona há uma quantidade que chega há 225 pontes por construir, sobre os rios secos, de caudal turbulento nas épocas chuvosas, quando nas províncias do centro começar a chover, portanto, há muito trabalho pela frente e a contribuição de cada um de vocês é necessária", referiu-se o dirigente do partido dos camaradas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Ébola: Um Poema para os Vivosi
X
17.10.2014 18:57
O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 9 Outubro 2014

A noticias da America em video
Mais Vídeos