segunda-feira, 27 abril, 2015. 10:31 UTC

Notícias / África

Inviabilizada discussão de moção de censura ao governo de São Tomé

O governo não foi convocado para o debate parlamentar e os 26 deputados do partido que apoia o executivo decidiram abandonar todas as atividades da Assembleia Nacional

Evaristo de Carvalho ex-presidente da Assembleia NacionalEvaristo de Carvalho ex-presidente da Assembleia Nacional
x
Evaristo de Carvalho ex-presidente da Assembleia Nacional
Evaristo de Carvalho ex-presidente da Assembleia Nacional
Óscar Medeiros
Com o pedido de demissão do presidente da Assembleia Nacional o debate parlamentar que deveria discutir esta terça-feira a moção de censura ao governo de Patrice Trovoada caiu por terra.

Perante a crise instalada no parlamento o governo não foi convocado para o debate parlamentar e os 26 deputados do partido que apoia o executivo decidiram abandonar todas as atividades da Assembleia Nacional.


Com o caldo entornado os restantes deputados das bancadas da oposição.

Pretendem reunir esta quarta-feira o plenário da Assembleia Nacional para proceder a eleição do novo presidente e discutir a moção de censura ao governo de Patrice Trovoada, mas os representes do partido do governo no parlamento falam de inconstitucionalidade alegando o não funcionamento da mesa da Assembleia Nacional e ameaçam levar a questão para um tribunal administrativo. Para a ADI perante a crise instalada no parlamento a única saída é eleições legislativas antecipadas.
Numa convocatória subscrita por 28 deputados a Assembleia Nacional, os serviços de apoio ao plenário e demais serviços da Assembleia Nacional, foram orientados a preparar a reunião plenária da Assembleia Nacional que terá lugar no dia 28 de Novembro quarta – feira.

Segundo a convocatória, a sessão plenária servirá para a eleição do novo Presidente da Assembleia Nacional, e no segundo ponto destaca-se o debate da Moção de Censura do XIV Governo Constitucional.

Os serviços da Assembleia Nacional foram orientados a comunicar o Governo sobre a alteração do dia do debate sobre a Moção de Censura, ou seja, de terça-feira para quarta-feira.

O documento subscrito por 28 deputados a Assembleia Nacional, diz que tal procedimento é sustentado pelo artigo 26 do regimento da Assembleia Nacional, que é «um órgão colegial, onde o Presidente é eleito dentre os seus pares e havendo a imperiosa necessidade de se proceder à eleição de um novo Presidente e discutir a Moção de Censura apresentada no dia 21 do corrente por um grupo de deputados, nos termos dos artigos 225 e seguintes em articulação com o artigo 70, ambos do regimento da Assembleia Nacional».Demissão de Evaristo Carvalho agudiza a crise no parlamento São-tomense
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!i
X
24.04.2015 16:24
O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!

O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Mais Vídeos