sábado, 02 agosto, 2014. 04:30 UTC

Notícias / Angola

Vítimas da seca no Namibe recebem ajuda do Governo

Toneladas de alimentos ajudam vítimas da seca, mas gado continua a morrer por falta de água

Criadores de gado e o soba Manuel Faustino (VOA / Armando Chicoca)
Criadores de gado e o soba Manuel Faustino (VOA / Armando Chicoca)
Armando Chicoca
— Os autóctones assolados pela estiagem já se beneficiam dos apoios do governo central, prometidos muito recentemente pelo Ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua.
 
158 toneladas traduzidos em arroz, óleo vegetal, conservas de peixe, farinha de milho e feijão, é a cota atribuída aos sinistrados da estiagem na Província do Namibe, segundo revelou à Voz de América, a Directora Provincial do Namibe da assistência e Reinserção Social, Lemba Lopes.
 
A distribuição dos respectivos bens está a ser feita criteriosamente pelas Administrações Municipais contempladas, nomeadamente Virei, Camucuio, Bibala e Namibe, com o envolvimento das autoridades tradicionais e outros parceiros sociais locais.
 
Além da distribuição dos bens alimentares, já nas mãos dos autóctones, as autoridades governamentais da província, através das Administrações Municipais, providenciam igualmente abastecimento de agua potável á população sinistrada e ao gado, por intermédio de viaturas cisternas.
 
O Administrador do Município do Namibe, Armando Valente, ao meio da manhã de terça-feira, 7 Novembro, reuniu-se com os criadores de gado, com quem debelaram a problemática de abastecimento de água aos bebedouros de animais afectos aos município sede, assim como á população carente.
 
“Nós fomos os mais interessados que os próprios criadores, queremos tranquilizar as pessoas e dar a conhecer os passos que estamos a dar em defesa das vidas humanas e de animais. Sabemos que o problema passara pela reabilitação e construção das chimpacas, represas, reservatórios e novos fontenários”, disse o governante do município do Namibe Armando Valente.
 
Por enquanto, sublinha o administrador, encontramos uma mediana que permita ajudar ultrapassar a situação gritante de água para o gado que não conseguiu caminhar para outras áreas. As chuvas que já se fazem sentir no norte da província e na vizinha província da Huila, dão-nos esperança de dias melhores para se ultrapassar o sofrimento do nosso povo, referiu.
 
No final do encontro, o soba do Giraul de cima, Manuel Faustino, considerou  gratificante o entendimento alcançado.
 
“A criança que não chora não mama. Apresentamos todos argumentos possíveis, agora vamos aguardar pela reacção pratica da administração municipal do Namibe.” O soba Manuel Faustino disse a VOA que no Sambo dele “Curral” morreram duas cabeças de bois, resultante da escassez de água.
 
Alguns criadores falaram das dificuldades porque passam, enquanto se aguarda por apoios no abastecimento de agua a população gadina.
 
Estamos a sofrer, muitos bois já morreram por falta de água, carecemos de apoios do governo para o socorro do nosso gado, clamaram os criadores tradicionais da área de jurisdição do município do Namibe.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Muancatula de: Portugal
11.11.2012 11:48
A ajuda do governo na verdade chegou aos autoctones. No entanto, esforços deverão ser empreendidos para que haja projectos sérios e concretos para a contenção do impacto da estiagem.
Mais furos artesianos de agua, mais fontenarios, mais bebedouros, mais agua a população, efim, mais vida ao deserto de kalahari.

A voz da America tem feito um bom trabalho e digno de louvar, pois, so assim que nós que vivemos fora de Angola e naturais destas provincias, acompanhamos os problemas locais.


por: Miranda de: USA
10.11.2012 00:21
Excelentes Governo e Presidente da Republica. Temos a certeza de que o Governo tera de resolver tambem os problemas dos animais em termos da falta de agua!.... Força Angola, Viva o camarada Presidfente Jose Eduardo.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 1 Agosto 2014i
X
01.08.2014 20:33
Os títulos que marcaram o início do mês de Agosto
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Agosto 2014

Os títulos que marcaram o início do mês de Agosto
Vídeo

Vídeo Ivan Collinson - Participante Yali

Ivan Collinson - Participante Yali. Veio de Moçambique e é director adjunto do registo académico da Universidade Eduardo Mondlane. Ivan sente-se mais africano depois de participar na Iniciativa Jovens Líderes Africanos nos EUA
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 31 Julho 2014

Câmara dos Representantes indicia processo contra Presidente Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 31Julho 2014

Da propagação do vírus do ébola, aos ataques do Boko Haram. Os títulos que marcam a actualidade de África
Vídeo

Vídeo Cadija Mané - Participante Yali

Cadija Mané - Participante Yali. Veio da Guiné-Bissau, onde trabalha como coordenadora da Casa dos Direitos. Regressa para a Guiné com mais determinação e força de vontade para mudar as coisas
Vídeo

Vídeo Vilma Nhambi - Participante Yali

Vilma Nhambi - Participante Yali. Veio de Moçambique e tem um projecto com mulheres e adolescentes nas zonas rurais.
Vídeo

Vídeo Selma Neves - Participante Yali

Selma Neves - Participante Yali, veio de Cabo Verde. É Presidente da Incubadora, uma cooperativa de empoderamento de mulheres e fica por mais dois meses para um estágio em Nova Iorque
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 29 Julho 2014

Os principais assuntos que fazem a actualidade dos Estados Unidos da América, com Bruna Ladeira
Vídeo

Vídeo Majo Joseph - Participante Yali

Majo Joseph - Participante Yali veio de Moçambique e a sua área de acção é a sociedade civil e seu empoderamento
Vídeo

Vídeo Akiules Neto - Participante Yali

Akiules Neto - Participante Yali. Veio de Angola e a sua vida são os números
Mais Vídeos