quinta-feira, 02 outubro, 2014. 10:23 UTC

Notícias / Angola

Jovens presos em Luanda ao exortarem deputados da oposição a não tomar posse

Entre os detidos estão Adolfo Campos, Luaty Beirão, Hugo Kalumbo, Jango Nómada, Tuca Yano e Nito Alves

Luaty Beirão, cujo nome artístico é Ikonoklasta e fez, antes, fama como Brigadeiro Mata-Frakuxz. Também foi preso, quinta-feira, em Luanda (VOA)
Luaty Beirão, cujo nome artístico é Ikonoklasta e fez, antes, fama como Brigadeiro Mata-Frakuxz. Também foi preso, quinta-feira, em Luanda (VOA)

Multimédia

Áudio
Coque Mukuta
Mais de duas dezenas de jovens foram detidos quinta-feira, em Luanda, quando se concentravam para uma vigília contra os partidos UNITA, PRS e a coligação CASA-CE.

Os membros do chamado Movimento Revolucionário estavam a congregar-se na tarde desta quinta-feira, defronte à sede da UNITA, no município da Maianga, para exigir das três formações políticas a não tomada de posse dos seus deputados eleitos para a Assembleia Nacional, alegando que não faz sentido dar assento a parlamentares eleitos num processo que os seus próprios partidos consideraram fraudulento .

As portas das sedes dos três partidos encontram-se encerradas mas Timóteo João, um dos manifestantes, acusa a UNITA de ter orientado a polícia para as referidas detenções.

O porta-voz da UNITA Alcides Salaka mesmo sem gravar entrevista disse que as referidas detenções não estão ligadas ao seu partido.

Timóteo João contou à Voz da América que entre os detidos estão Adolfo Campos, Luaty Beirão, Hugo Kalumbo, Jango Nómada, Tuca Yano e Nito Alves entre outros.

O jovem diz ainda que são maioritariamente eleitores que acreditaram na UNITA e que procuram explicações para a tomada de posse.
x
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Prof.Kiluange de: New York City
22.09.2012 08:29
Saiu victorioso desse maldito fiasco eleitoral a máfia nacional e internacional, cujo cliente principal e' o residente do nosso Palácio Presidencial - o sr. Jose' Eduardo dos Santos! Quando homens da nossa hierarquia religiosa, homens que deviam salvar-nos as almas das maldiçoes, pedem que nos deitemos mais e mais com os demônios , isso em si espelha a vergonhosa hipocrisia em que estamos todos mergulhados! e, naturalmente, o sistema jurídico da República não está imune à degradação dos princípios, decadência moral e destruição da vida espiritual da nossa sociedade. O dia 31 de Agosto mostrou-nos a verdadeira face maquiavélica da máfia já enraizada em todos tecidos sociais dessa terra mártir : no poder político, econômico, militar, psicossocial, subjugação dos meios de comunicação de massa,etc. Quando a mentira se sobrepõe à verdade e é utilizada como curtina para encobrir a realidade, ninguém ...mas, ninguém está seguro!, acreditem!, principalmente quando a mão de ferro da máfia internacional tem poder invisível que domina sobre o sr. Jose' Eduardo dos Santos. Só Deus sabe quanto essa máfia receberá na distribuição percentual do nosso producto interno bruto (PIB)[avaliados anualmente em cerca de “$115.9 (2011 est.) bilhões de dólares”, segundo a http://travel.state.gov.]. Há já muito tempo que os nossos direitos básicos fundamentais [ direito à liberdade de expressão, acesso à informação, auto-determinação, movimento, pensamento, associação, religião, devido processo legal,etc.] foram obje(c)tos de negociatas entre Dos Santos e a máfia internacional.Dos Santos e seus comparsas comportam-se como suicidas, porque aparentemente não terão de responder `a futura geração. Não permitamos que José Eduardo dos Santos leve o nosso futuro consigo na sua cova final – AO INIMIGO NEM, UM PALMO DA NOSSA LIBERDADE!


por: Quartim Portugal de: Benguela
21.09.2012 06:44
De facto, não faz sentido a Oposição tomar posse nas Instituições do Estado saidas de um pleito eleitoral fraudulento conforme clamam os próprios partidos e coligações penalisadas. A manifestação pública desses jovens revolucionários ás cedes partidárias da Oposição, manifesta de facto a vontade de todo povo que votou para mudança do regime. Agora, a Oposição deve imeditamente sair a rua para exigir a libertão incodicional de todos tetidos.pela polícia. E a Oposição que pretende tomar posse contra a vondade dos eleitres Angolanos, deve convocar o povo para justificar as razões que fazem com que tomem posse. Se ela, tomar posse sem o apoio do povo, nas próximas eleições tanto Autárquicas assim como gerais, esta Oposição fragmentada vai ser penalisada pelos eleitores sem dúvidas. Também, devem saber que esses jovens detidos, contribuiram preponderantemente na mobilização do povo para votar a Oposição nestas eleições de 31. Por isso a Oposição não deve olhá-los de braços cruzados, mas sim deve ouvi-los e acudi-los deste momento tenebroso, como gesto não só de gratidão e solidariedade, mas também de exercício patriótico e democrático.


por: Mbrosius Katrimbimba de: Luanda
20.09.2012 23:46
Os Jovens contestatários deveriam unir e envidar esforços triplicados no sentido de convencerm cada vez mais, incentivar e apoiar os Partidos reclamantes a intentarem Acções Processuais junto de Tribunais Internacionais Competentes, no âmbito das Nações Unidas, União Europeia e Afins contra o Tribunal Constitucional e demais Instutuições do Regime Angolano, que agem sempre defendendo interesses do Partido no Poder, em detrimento da Lei e da Justiça; agem como se fossem apenas Comités de Especialidades do MPLA.
Já era esperada e de prever o Acordão do Tribunal Constitucional contra os Partidos reclamantes; excepto a Dra. Juiza Imaculada Mello, todo(a)s o(a)s restantes foram nomeado(a)s pelo MPLA e seu Presidente; portanto, foram lá colocado(a)s para defenderem interesses do Regime do MPLA. Há q apostar mais nos Tribunais Internacionais e abandonar os Tribunais Angolanos, q d Justiça quase nada têm. Em Angola, o Abuso do Poder aliado à Corrupção fala mais alto. Gracias.


por: Nguzu Chilala
20.09.2012 21:58
Os jovens tem razao. A unita nao deve fazer parte da jogada anti-democratica. A vigilia vai continuar.


por: Mona Kessua
20.09.2012 19:06
A unita deve pedir a sultura dos jovens, estes jovens nao sao criminosos sao jovens do bem.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 1 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
01.10.2014 18:00
O video do mundo em Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Outubro 2014

O video do mundo em Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 30 Setembro 2014

O mundo das noticias africanas em video
Vídeo

Vídeo Hong Kong: palco de manifestações pela democracia

Manifestantes ocupam centro da cidade e recusam-se a dispersar e acusam a polícia de se ter transformado em diabo.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Setembro 2014

O mundo africano de noticias em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 265 Setembro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Libéria suspendeu ritual dos funerais devido ao Ébola

O Ébola matou mais de 1,500 pessoas só na Libéria. Especialistas em saúde pública dizem que as vítimas encontram-se na sua fase mais contagiosa, após a sua morte. As autoridades estão a tentar convencer as pessoas a contratar equipas especializadas para que sejam elas a recolher os corpos dos mortos
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Setembro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Setembro 2014

Noticias africanas em video
Vídeo

Vídeo José Carlos Schwarz - Si bu sta dianti na luta

Homenagem do músico guineense, José Carlos Schwarz, aos seus compatriotas que lutaram pela independência da Guiné-Bissau
Mais Vídeos