sábado, 19 abril, 2014. 22:28 UTC

Notícias / Angola

Casos de tuberculose aumentam no Namibe

A estiagem e o baixo lençol de água, que se traduzem na crise alimentar, no interior da provincia do Namibe, estão potenciar a proliferação da tuberculose junto da população autóctone.

Pedro António Mussungo, administrador municipal da Bibala, no Namibe (VOA / Armando Chicoca)
Pedro António Mussungo, administrador municipal da Bibala, no Namibe (VOA / Armando Chicoca)

Multimédia

Áudio
Tamanho das letras - +
Armando Chicoca
— A seca que assola a província do Namibe, há já alguns meses, tem produzido efeitos colaterais nocivos à vida humana, potenciando doenças oportunistas como a tuberculose que apoquenta os autóctones, um pouco por todas comunas do interior dos municípios da província.

A escassez de alimentação para a população, aliada ao baixo lençol de água nos principais fontenários rurais, por onde a população se abastecia do precioso liquido, tudo isto joga a desfavor da vida humana nas localidades rurais, radiografadas pela Voz da América.
 
O chefe da repartição dos Serviços de Saúde no Município da Bibala, Jorge de Boavida Savazuca, disse à Voz da América que as autoridades locais da administração do Estado não poupam esforços no sentido de conter esta patologia, que além da sua complexidade na dosagem, coabita com a população, devido a crise alimentar, resultante da estiagem em curso na província.
 
Não havendo condições de acomodação, os doentes diagnosticados com a tuberculose, são encaminhados e internados no único sanatório que a província tem, localizado na capital da cidade do Namibe, num percurso de 250 quilómetros.
 
O chefe da repartição dos Serviços de Saúde do Município da Bibala fez saber que a experiência do passado pode servir de base para um combate cerrado que a tuberculose impõe.
 
Na Bibala ouvimos igualmente o administrador Pedro António Mussungo que disse estar sensibilizado com a inquietação da população.
 
O Sanatório da Comuna do Caitou destruído pela acção de guerra, no conflito pois eleitoral de 1992, finalmente vai ser reabilitado para o atendimento da população com a patologia da tuberculose.
 
Autoridades tradicionais e técnicos da saúde nas comunas da Lola, Caitou e Munhino, saudaram a iniciativa.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 18 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
18.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Mais Vídeos