terça-feira, 21 outubro, 2014. 11:58 UTC

Notícias

Oposição abandona debate parlamentar do pacote eleitoral

MPLA acusa oposição de d"desrespeito" pela legislatura

Praça da Independência, em Luanda
Praça da Independência, em Luanda

Multimédia

Áudio
  • http://www.voanews.com/MediaAssets2/portuguese/dalet/11-09%20angola%20walk%20out%20%20-%20VRodrigues-READY.Mp3

Venâncio Rodrigues



Deputados da UNITA, do PRS e da FNLA  abandonaram, quarta-feira, a sessão parlamentar que discutia o pacote legislativo eleitoral na especialidade, originando a suspensão dos debates e à aprovação dos diplomas.

Os parlamentares  justificaram a sua atitude com o argumento de que as novas propostas de alteração, às leis que suportam as eleições em Angola, não tiveram em conta as contribuições da oposição.

Aparentemente, o principal ponto de discórdia, entre o partido que detêm a maioria parlamentar, MPLA, e a oposição, tem a ver com a definição das tarefas que devem ser executadas pela Comissão Nacional Eleitoral e pelo Governo.

Esta semana, o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa,  desdramatizou  as inquietações da oposição sobre uma alegada fraude eleitoral pelo Governo que seria engendrada a partir da contagem electrónica dos votos .

“A contagem dos votos é feita a partir das mesas de voto e é manual e não é electrónico e estão lá os fiscais dos partidos e da sociedade civil como observadores”.

Por força deste abandono dos deputados da oposição, um novo calendário deverá ser elaborado para a discussão desse pacote, que irá definir como serão as eleições legislativas em Angola.

O deputado do MPLA, João Pinto, disse ter havido uma clara atitude de desrespeito para com a presidência da sessão e que a oposição deve aprender que não é retirando-se da sessão que vai convencer o eleitorado.

O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 20 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
20.10.2014 19:05
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos