Links de Acesso

Oposição abandona debate parlamentar do pacote eleitoral


Praça da Independência, em Luanda
Praça da Independência, em Luanda

MPLA acusa oposição de d"desrespeito" pela legislatura

Deputados da UNITA, do PRS e da FNLA abandonaram, quarta-feira, a sessão parlamentar que discutia o pacote legislativo eleitoral na especialidade, originando a suspensão dos debates e à aprovação dos diplomas.

Os parlamentares justificaram a sua atitude com o argumento de que as novas propostas de alteração, às leis que suportam as eleições em Angola, não tiveram em conta as contribuições da oposição.

Aparentemente, o principal ponto de discórdia, entre o partido que detêm a maioria parlamentar, MPLA, e a oposição, tem a ver com a definição das tarefas que devem ser executadas pela Comissão Nacional Eleitoral e pelo Governo.

Esta semana, o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, desdramatizou as inquietações da oposição sobre uma alegada fraude eleitoral pelo Governo que seria engendrada a partir da contagem electrónica dos votos .

“A contagem dos votos é feita a partir das mesas de voto e é manual e não é electrónico e estão lá os fiscais dos partidos e da sociedade civil como observadores”.

Por força deste abandono dos deputados da oposição, um novo calendário deverá ser elaborado para a discussão desse pacote, que irá definir como serão as eleições legislativas em Angola.

O deputado do MPLA, João Pinto, disse ter havido uma clara atitude de desrespeito para com a presidência da sessão e que a oposição deve aprender que não é retirando-se da sessão que vai convencer o eleitorado.

XS
SM
MD
LG