Links de Acesso

Benguela lidera os indices de morte por malária em Angola


Benguela lidera os indices de morte por malária em Angola
Benguela lidera os indices de morte por malária em Angola

A redução dos casos através de acções de sensibilização

Benguela é a província de Angola com maior índice de mortalidade por malária, segundo disse nesta província o director nacional adjunto do Programa Nacional de Combate à Malária, João André.

João André não apresentou os números, mas considera preocupante a realidade na província, sublinhando que o momento deve ser aproveitado para se implementar com “maior determinação e sabedoria” as políticas do governo para a redução da mortalidade.

A propósito a Voz da América ouviu o director geral da Organização Humanitária Internacional (OHI), uma ONG local que com o financiamento da ExonMobil, desenvolve o projecto “Luta Para O Controlo da Malária na Comunidade em Benguela.”

O projecto tem por finalidade, contribuir para a redução dos casos através de acções de sensibilização, identificação de focos de malária, distribuição de redes mosquiteiras impregnadas com insecticida.

João Micelo da Silva, director geral da OHI mostrou-se preocupando com a fraca assistência médica e medicamentosa... e com o mau do saneamento básico em alguns bairros.

“O problema da saúde pública continua a ser o mais agravante devido a ausência de rede sanitária em algumas comunidades” disse o activista, para quem “ os actores também devem se engajar para a redução da morte por malária seja um facto.”

Segundo o administrador do Hospital de Benguela, Feliciano Tchissoca, as famílias de baixa renda abandonam os cadáveres dos seus entes queridos no hospital, para não assumirem as despesas do funeral. A situação tem provocado a super lotação das 16 câmaras disponíveis na morgue do hospital.

XS
SM
MD
LG