Links de Acesso

Angola: Imigrantes ilegais são "ameaça à segurança e paz"


Angola: Imigrantes ilegais são "ameaça à segurança e paz"
Angola: Imigrantes ilegais são "ameaça à segurança e paz"

Crescente número de ilegais provoca debate em Angola e tensões com países vizinhos

Com o fim da guerra e o "boom"económico Angola é hoje um crescente polo de atracção para imigrantes ilegais vindos de todo o continente, mas principalmente dos países vizinhos.

Inicialmente e mesmo durante a guerra os campos de diamantes foram o polo de atracção mas hoje as grandes cidades e polos de crescimento económico atraiem grandes números de imigrantes ilegais sendo um problema que se alastra pràticamente a todas as áreas do país.

Alguns angolanos afirmam agora que a imigração ilegal é uma ameaça à paz social, à segurança e à economia do país.

As autoridades angolanas levam a cabo campanhas regulares de detenção de imigranrtes ilegais e a o seu repatriamento. Em alguns casos isso tem provocado tensão com pases vizinhos que acusam as autoridades angolanas de maltratarem os seus cidadãos e de não respeitarem as normais internacionais para o seu repatriamento.

A questão da imigração ilegal foi analisada na mesa redonda da Voz da América em que os convidados disseram que em primeiro lugar ó país tem de reforçar o sistema de segurança das suas fronteiras terrestre e marítima.

Mas o jornalista Miguel Gomes fez notar que há também que definir claramente a imigração que o país quer e deseja.

O advogado Yannick Bernardo entende que o estado tem em primeiro lugar a obrigação de defender o cidadão nacional, priveligiando o seu acesso aos bens e serviços.

Ouça a reportagem e a mesa redonda do Panguinho de Oliveira carregando na barra azul no topo.

XS
SM
MD
LG