sexta-feira, 06 março, 2015. 16:01 UTC

Notícias / Opinião e Entrevistas

SADC: A integração regional na agenda da cimeira de Luanda

Um assunto que estava em ponto morto devido a problemas políticos e conflitos armados

Simião Pongoane

Processo de integração regional

Angola acolhe a partir de amanhã a cimeira extraordinária de dois dias dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC.

Moçambique será representado por uma delegação composta por três ministros e um Vice-Ministro, sendo que o Chefe da equipa é o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, em representação do Presidente da República, Armando Guebuza, que se encontra em visita de trabalho a província de Sofala.

Segundo o Chefe da diplomacia moçambicana, Oldemiro Baloi, que partiu Terça-feira para Angola, o processo da integração regional está no tempo de agenda da cimeira de Luanda. Trata-se de um assunto que estava quase no ponto morto durante muito tempo devido a problemas políticos relacionados com conflito armado no Congo Democrático, disputa do poder no Zimbabwe e no Reino do Lesotho e Magagascar.

Agora, os líderes da organização regional acreditam que a situação política está calma ou sob controlo pelo que se vão concentrar no processo de integração regional.

Oldemiro Baloi explica que “há bom tempo que o ritmo da integração regional, particularmente a implementação do plano indicativo da SADC, desacelerou, porque durante vários anos os assuntos de natureza política desviaram-nos um pouco as atenções. Mas não deixamos de trabalhar no processo. Agora vamos retomar com alguma força”.

Outro ponto na agenda da cimeira de Luanda é a candidatura da Ministra sul-africana da Administração Interna, Nkosazana Dlamini Zuma, para o cargo de Presidente da Comissão da União Africana.

Os países da região defendem que a antiga esposa do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, deve assumir o cargo, mas o bloco da África Ocidental apoia Jean Ping, que dirigiu a comissão nos últimos 4 anos. No início deste ano houve impasse na eleição entre os dois candidatos.

A vacatura vai ser preenchida em Junho próximo na cimeira da União Africana que vai decorrer no Malawi. Então até lá os líderes da SADC devem unir-se em torno do nome da ministra sul-africana

O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 5 de Março 2015i
X
05.03.2015 22:18
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos