Links de Acesso

Concurso de literatura infantil angolana dá prémio de 5 mil dólares


Lutando pela literatura infantil.
Lutando pela literatura infantil.

“Concurso Caxinde do Conto Infantil” visa contribuir para o desenvolvimento da literatura infantil

Literatura infantil dá prémio

O vencedor do concurso anual de literatura infantil em Angola vai este levar para casa 5.000 dólares, anunciou o organizador do evento.

O concurso anual visa promover a literatura infantil que em Angola continua muito “carente” dificultando o contacto das crianças com a literatura, disse Almeida Silva secretário-geral da Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde

A Associação e a editora Chá de Caxinde promovem desde 2009 o “Concurso Caxinde do Conto Infantil” que visa contribuir para o desenvolvimento da literatura infantil Angolana.

De acordo com o secretário-geral da Associação, Almeida Silva o concurso é anual e visa premiar os trabalhos que mais se destacaram, devendo os mesmos serem inéditos. Almeida Silva considera de carente a área da literatura infantil.

O secretário da Associação Chá de Caxinde, disse à nossa reportagem, que a cada ano surpreendem-se com a qualidade das obras apresentadas. A par da melhoria das obras, está o aparecimento de um patrocinador.

“No primeiro ano não houve uma edição premiada,” recordou Almeida Silva que recordou ainda que este ano o vencedor da 4ª Edição levará para casa 5 mil dólares graças a um patrocinador do evento.

Mas, está não é a única novidade, a Associação Cultural e Recreativa e a Editora Chá de Caxinde também perspectivam realizar uma feira onde os leitores possam adquirir os livros a metade do preço.

“Ler é uma festa” é nome dessa iniciativa a realizar em Setembro em Luanda.

O concurso que vai na sua 4ª Edição, pretende receber um número ilimitado de candidatos angolanos. Para tal, foram criadas delegações em algumas províncias do país e no exterior com destaque para Portugal.

O secretário da Associação Chá de Caxinde não escondeu à sua satisfação pelo facto de receberem candidaturas de angolanos residentes na diáspora.

Este facto é para o mesmo motivo de alegria e reconhecimento pelo contributo ao desenvolvimento da literatura infantil Angolana.

Ouça a reportagem carregando na barra azul no topo.

XS
SM
MD
LG