Links de Acesso

Noruega o melhor país para ser mãe - Níger o pior


Nos primeiros cinco lugares encontram-se a Islândia, a Suécia, a Nova Zelândia e a Dinamarca

Maternidade em 2012

Um novo relatório indica que a Noruega é o melhor local no mundo para se ser Mãe, sendo Níger o pior. O grupo humanitário Save the Children acaba de divulgar o relatório sobre a Maternidade no Mundo em 2012.

Carolyn Miles, a presidente da Save the Children indica que o relatório olha para diversos factores com que as mães se deparam, tendo incluído este ano 165 países.

A classificação é baseada nas condições que afectam tanto as mulheres como as crianças, como sejam, por exemplo, os índices de sobrevivência das crianças.

A SAVE THE CHILDREN considera ser a Noruega o melhor local para se ser Mãe.

“A Noruega é de longe o melhor local. Os índices de educação das mulheres e das raparigas, o número de especialistas durante o parto, são um bom indicador da facilidade em ser Mãe. As raparigas na Noruega têm normalmente 18 anos de educação”.

Nos primeiros cinco lugares encontram-se a Islandia, a Suécia, a Nova Zelândia e a Dinamarca. Os Estados Unidos encontram-se na vigésima quinta posição.

Na final da lista está o Níger, como, o pior local para se ser Mãe, e outras nações africanas também tiveram maus resultados.

“A maioria das dez nações do fim da lista encontram-se em África. Com excepção do Iémen e do Afeganistão a totalidade dos outros países são africanos. Este ano tivemos em atenção a má nutrição como sendo um índice essencial para a saúde das crianças com menos de cinco anos”.

Para além do Níger, as nações africanas que se encontram nos últimos dez lugares são a República Democrática do Congo, o Sudão, o Sudão do Sul, o Chade, a Eritreia, o Mali e a Guiné Bissau.

Existem alguns pontos de luz na melhoria dos cuidados de saúde materna, incluindo o Maláui, o Nepal e o Bangladesh.

O relatório da SAVE THE CHILDREN apela aos dirigentes dos Gê Oito para que se comprometam a por termo à má nutrição das crianças.

XS
SM
MD
LG