Links de Acesso

Antigos guerilheiros da Renamo amotinados em Nampula


Antigos guerilheiros da Renamo amotinados em Nampula
Antigos guerilheiros da Renamo amotinados em Nampula

Agentes da polícia que vigiam delegação da Renamo espancados após desentendimento com desmobilizados

Um grupo de quatro agentes da polícia da República de Moçambique em Nampula, norte de Moçambique foi espancado esta quarta-feira, por ex-guerilheiros da Renamo que se encontram amotinados na sua delegação.

Os espancamentos ocorreram na sequência de um alegado desentendimento havido entre os desmobilizados e a polícia que vigia a delegação da Renamo na cidade de Nampula.

Fontes da VOA que assistiram ao incidente disseram que os agentes da polícia ora espancados contraíram ferimentos, mas não com muita gravidade. Segundo os nossos entrevistados, com o reforço do patrulhamento policial na zona onde se encontra a delegação da perdiz, os ex-guerilheiros encontram-se agitados.

“Um grupo de polícias aparece aqui arrumada, todos com armas nas mãos a apontarem contra esses homens. E estes ficam com medo, pensado que vinham ser mortos” disse um comerciante que realiza suas actividades bem perto do local.

Segundo soube a nossa reportagem, os agentes espancados chegaram na delegação e tentaram ameaçar um grupo de guerrilheiros que ali se encontrava na altura.

A Renamo, ao nível da província de Nampula não quis prestar qualquer tipo de depoimento em volta do assunto. Entretanto, o porta-voz da Policia da República de Moçambique em Nampula, Inácio João confirmou a ocorrência, mas desdramatiza a situação, dizendo que tratou-se apenas de uma simples discussão que felizmente não se transformou em disparos.

A fonte disse que face a esta ocorrência, acontecem já negociações ao nível político, visando chegar a um consenso, porque segundo disse “ a presença daqueles homens tem motivações políticas. A polícia não chegou a agir, devido a esta realidade”

Entretanto, ficamos a saber junto da Delegação da Renamo na Cidade de Nampula que face ao reforço do contingente polícia na zona, as chefias do partido, destacaram 10 homens devidamente armados que se encontra no local a proteger os seus colegas.

XS
SM
MD
LG