Links de Acesso

Empresa agrícola brasileira quer terrenos em África


Empresa agrícola brasileira quer terrenos em África
Empresa agrícola brasileira quer terrenos em África

Agriterra possui unidades de criação de gado e plantações de milho, em Moçambique

Uma instituição agrícola brasileira decidiu inverter os interesses estrangeiros em adquirir terrenos no Brasil procurando herdades – provavelmente em África – numa expandir o seu empório numa área maior do que o Brunei.

A SLC Agrícola, sediada no estado sulista de Rio Grande do Sul, divulgou um plano de internacionalização que prevê a aquisição, e plantio de terrenos estrangeiros até 2015- 2016.

“As atenções iniciais serão centradas em África” divulgou a empresa precisando que vai estudar em profundidade Moçambique.

O investimento no estrangeiro vai impulsionar o aumento dos terrenos em 2020- 2021 para 350 mil hectares dos quais vinte por cento serão no estrangeiro, o que pressupõe a aquisição de 140 mil hectares no estrangeiro.

A SLC detém neste momento 300 mil hectares, incluindo aras de conservação, na sua totalidade no Brasil.

A decisão contrasta com a corrida para a aquisição de terras da América do Sul por parte de muitos investidores estrangeiros, particularmente por parte da China e da Arabia Saudita países que são grandes importadores de alimentos.

Os mais recentes acordos incluem os 83 milhões de dólares por parte de uma empresa saudita de lacticínios, que detêm e opera três unidades agrícolas na Argentina.

Tanto a Argentina como o Brasil, as duas principais nações agrícolas da América do Sul, tem imposto restrições à propriedade estrangeira de terrenos, embora tais reformas tenham provocado controvérsia.

O Brasil, que há dezoito meses impôs medidas restritivas, reagindo aos planos chineses de aquisições em larga escala de terras, ainda não divulgou as regras futuras.

Todavia, a crescente expansão das unidades agrícolas Sul Americanas tem levado muitos brasileiros a juntarem-se ao caudal crescente de investidores na procura de lotes estrangeiros, defendendo e dependendo da sua especialização agrícola, bem como fundos financeiros, para obter êxito naquilo que pode vir a transformar-se num processo político para alcançar tais acordos.

Moçambique, onde a Agriterra possui unidades de criação de gado e plantações de milho, tem aparecido como acolhendo em agricultores brasileiros, tendo o ministro da Agricultura moçambicano José Pacheco tendo colocado o assunto numa visita que efectuou o ano passado àquela nação Sul-americana.

O Grupo Pinesso, baseado no principal estado agrícola do Brasil de Mato Grosso, anunciou planos para expandir as operações africanas, centradas no Sudão, para Moçambique.

XS
SM
MD
LG