sexta-feira, 06 março, 2015. 02:24 UTC

Notícias

Dilpomatas da União Europeia avaliam situação em Cabinda

Os diplomatas europeus vão realizar encontros de trabalho com o governo de Cabinda, para além de terem programados encontros com activistas da sociedade civil local

Plataforma petrolífera em Cabinda
Plataforma petrolífera em Cabinda
José Manuel

Missão de avaliação

Uma delegação de diplomatas da União Europeia está em Cabinda para uma visita de trabalho.

Chefia a missao o Embaixador-Chefe da Delegação da União Europeia em Angola,uma delegaçao integrada pelos embaixadores dos Países Baixos,da França,Polónia,Reino Unido e da Alemanha.Fazem ainda parte da comitiva os primeiros secretários das Embaixadas da Itália e de Portugal.

Segundo um nota distribuída nesta região, os diplomatas europeus vão realizar encontros de trabalho com o governo de Cabinda, para além de terem programados encontros com activistas da sociedade civil local.

Ao meio da tarde a missão europeia avistou-se com membros da Igreja Católica e da Ordem dos Advogados,com os quais abordaram  a situaçao social do enclave angolano. Esses encontros servirão, certamente, para abordar a questao dos Direitos Humanos e a instabilidade política e militar em Cabinda.Situação que continua ainda preocupante na sequência de denuncias que ainda persistem no interior da província de existirem ainda situações de abusos de Direitos Humanos contra os civis.

As questões económicas também merecerão atenção da comissão  dados os altos níveis de pobreza  que a população vem reclamado.Nesta matéria, a missao diplomática europeia vai efectuar uma visita às obras da ponte cais, pois a inexistência de um porto de longo curso na região tem sido - segundo a sociedade civil e os empresários - um "handicap" do desenvolvimento do enclave.

Os constantes problemas energéticos, verificados nos últimos tempos e muito reclamados pela população, levará a delegação europeia a efectuar uma visita ao local de instalação de novas turbinas gas para produção de energia eléctrica.

No final, a delegação dos embaixadores da União Europeia será recebida pelo bispo da Diocese de Cabinda, Dom Filomeno Vieira Dias, uma Igreja marcada por cisão na sequência da sua nomeação em Fevereiro de 2005.

O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 5 de Março 2015i
X
05.03.2015 22:18
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos