terça-feira, 27 janeiro, 2015. 12:23 UTC

Notícias

Dilpomatas da União Europeia avaliam situação em Cabinda

Os diplomatas europeus vão realizar encontros de trabalho com o governo de Cabinda, para além de terem programados encontros com activistas da sociedade civil local

Plataforma petrolífera em Cabinda
Plataforma petrolífera em Cabinda
José Manuel

Missão de avaliação

Uma delegação de diplomatas da União Europeia está em Cabinda para uma visita de trabalho.

Chefia a missao o Embaixador-Chefe da Delegação da União Europeia em Angola,uma delegaçao integrada pelos embaixadores dos Países Baixos,da França,Polónia,Reino Unido e da Alemanha.Fazem ainda parte da comitiva os primeiros secretários das Embaixadas da Itália e de Portugal.

Segundo um nota distribuída nesta região, os diplomatas europeus vão realizar encontros de trabalho com o governo de Cabinda, para além de terem programados encontros com activistas da sociedade civil local.

Ao meio da tarde a missão europeia avistou-se com membros da Igreja Católica e da Ordem dos Advogados,com os quais abordaram  a situaçao social do enclave angolano. Esses encontros servirão, certamente, para abordar a questao dos Direitos Humanos e a instabilidade política e militar em Cabinda.Situação que continua ainda preocupante na sequência de denuncias que ainda persistem no interior da província de existirem ainda situações de abusos de Direitos Humanos contra os civis.

As questões económicas também merecerão atenção da comissão  dados os altos níveis de pobreza  que a população vem reclamado.Nesta matéria, a missao diplomática europeia vai efectuar uma visita às obras da ponte cais, pois a inexistência de um porto de longo curso na região tem sido - segundo a sociedade civil e os empresários - um "handicap" do desenvolvimento do enclave.

Os constantes problemas energéticos, verificados nos últimos tempos e muito reclamados pela população, levará a delegação europeia a efectuar uma visita ao local de instalação de novas turbinas gas para produção de energia eléctrica.

No final, a delegação dos embaixadores da União Europeia será recebida pelo bispo da Diocese de Cabinda, Dom Filomeno Vieira Dias, uma Igreja marcada por cisão na sequência da sua nomeação em Fevereiro de 2005.

O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 26 Janeiro 2015i
|| 0:00:00
...  
🔇
X
26.01.2015 19:54
As imagens das noticias africanas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 26 Janeiro 2015

As imagens das noticias africanas
Vídeo

Vídeo Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegração

Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Vacinas para o Ebola

A pior crise do Ebola na historia do mundo entrou no segundo ano. Os cientistas estao a desenvolver uma vacina contra este virus mortal. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Janeiro 2015

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Janeiro 2015

As imagens das noticias africanas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Janeiro 2015

Imagens noticiosas afrcianas
Vídeo

Vídeo American Sniper: A história de um atirador americano que matou mais de 160 pessoas

Nomeado para o Oscar de Melhor Drama, o filme de Clint Eastwood baseia-se na história real de Chris Kyle, um oficial da Marinha americana que serviu no Iraque por quatro vezes como atirador profissional. O filme explora o efeito da guerra na psique humana
Mais Vídeos