Links de Acesso

Angolanos na diáspora protestam contra prisão de activistas


Activistas angolanos Jose Gomes, Hata Hitler Jessy, Chivonde Nelson Dibango e Domingos da Cruz
Activistas angolanos Jose Gomes, Hata Hitler Jessy, Chivonde Nelson Dibango e Domingos da Cruz

Amnistia Internacional participa na manifestação de Lisboa, na próxima quarta_feira, 29.

Angolanos na diáspora realizam uma série de manifestações em diversas cidades europeias nesta semana em protesto contra a prisão de 15 activistas do auto-denominado Movimento Revolucionário.

A organização é do Movimento para a Paz e Democracia em Angola (MPDA) e , para já, Lisboa, no dia 29, e Bruxelas, no dia 31, serão as primeiras cidades a receber os protestos que voltarão a Bruxelas a 14 e 27 de Agosto em dois lugares diferentes.

A secção portuguesa da Amnistia Internacional(AI) anunciou que estará presente na “concentração pela liberdade de expressão em Angola”, que se realizar às 18 horas de quarta-feira, 29, no Largo de São Domingos, Rossio, em Lisboa, “renovando os apelos à libertação de todos os activistas, defensores de direitos humanos e prisioneiros de consciência visados na recente vaga de repressão das autoridades angolanas”.

A organização de direitos humanos mantém uma campanha intensa a favor das quase duas dezenas de activistas e cidadãos angolanos que foram detidos ao longo dos últimos meses “tão simplesmente por exercerem o seu direito de liberdade de expressão e liberdades fundamentais de cidadania”.

O comunicado da AI lembra que na semana passada “outros quatro activistas e um jornalista ficaram retidos durante mais de oito horas quando foram visitar aqueles prisioneiros de consciência detidos em Junho”.

A organização reitera estar a desenvolver igualmente uma frente de campanha pela libertação do activista José Marcos Mavungo, detido em Cabinda há mais de quatro meses e acusado de crime contra a segurança do Estado, “apenas por estar envolvido na organização de uma manifestação de protesto contra violações de direitos humanos e a governação naquela região de Angola”.

XS
SM
MD
LG