quinta-feira, 31 julho, 2014. 03:18 UTC

Notícias / Angola

Continua por concretizar a diálogo entre Governo e juventude angolana

Para o analista político, Celso Malavoluneke o diálogo com a juventude não passa por uma mera conversa numa sala

Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
Coque Mukuta
— Os líderes das agremiações juvenis do MPLA, CASA-CE, PRS e da FNLA, foram os primeiros a serem recebidos pelo Secretário de Estado para a Juventude, Nhanga de Assunção.


Para o analista político, Celso Malavoluneke o diálogo com a juventude não passa por uma mera conversa numa sala, mas sim, a criação de uma Comissão Interministerial para a integração da juventude:  “Eu acho que foram meras intenções” .

Celso disse ainda que a solução seria a criação de uma Comissão Multidisciplinar, “alguém diria que quem deveria catapultar os problemas da juventude tinham de ser o Ministério da Juventude e Desporto.

"Eu acho que não, no meu ponto de vista, o problema da Juventude tem uma dimensão multidisciplinar tão grande mais tão grande que deviria haver uma Comissão Interministerial, porque dialogar com a juventude não é pô-los sentados numa sala, fazeres um discurso e ouvir as suas reclamações".

"Porque diálogo com a Juventude tem que ir muito para além disso. E como não vi nenhuma instituição que seja adhoc seja normal que tem sido criada para catapultar ou se quisermos para facilitar este debate com a juventude, por mim este debate ficou apenas na ideia da sua excelência senhor Presidente da República”.

Já o Secretário de Estado para a Juventude, Nhanga de Assunção a recomendação do Presidente da República está a ser materializada e disse estar concluído em Luanda os encontros com as associações juvenis.

“O Senhor Presidente recomendou para encontrarmos os melhores mecanismos de diálogo com a Juventude e é este mecanismo que temos estado a fazer”. “Na primeira instância reunimos com as principais organizações juvenis, aqueles que dão cara por outros jovens. Associações juvenis estudantis associações juvenis religiosas entre outras. Já o fizemos aqui em Luanda, a par disso estamos também a conversar em separado com os líderes principais destas associações”
.
A Voz da América constatou que os primeiros encontros serviram para auscultação dos problemas que afectam a juventude, tal como, falta de habitação e emprego para a juventude o alcoolismo, violência juvenil entre outros.

Dos referidos encontros não se definiu qualquer plano de trabalho nem mesmo foi marcado  uma possível data para os próximos encontros.

O porta-voz do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), Francisco Teixeira desde Outubro de 2011, a data em que o Presidente Eduardo dos Santos enunciou o então diálogo com a juventude até aos dias de hoje, não se nota nenhuma acção concreta para o diálogo e a implementação da recomendação do chefe do executivo para com a Juventude. “A princípio eu não vejo nada, olho para os Céus ainda não vejo nada” .

“Espero que as pessoas tenham vontade e apresentem programas, convoquem as associações juvenis deste país para em conjunto resolvermos os problemas que afectam a nossa juventude”.“Mas ainda não vi nada e ainda não fomos convocados para nada”.

Questionadas as cinco primeiras organizações sobre a qualidade dos referidos encontros as mesmas mantem-se reticentes.

Em relação as palavras do Presidente angolano em manter apenas na mera intenção o político diz serem infundadas as opiniões segundo as quais as palavras do presidente Eduardo dos Santos ficaram apenas em simples palavreados e sita como exemplo a abertura que estabeleceram com a nossa chamada telefónica “nós achamos que são opiniões que não correspondem a verdade, a sua excelência senhor presidente falou e nós temos estado a cumprir”.

“A prova disso é que hoje o senhor jornalista ligou-me queria falar comigo eu rapidamente acedi esta necessidade de conversamos e é o que temos estado a fazer, temos estado a conversar com muitos jovens”.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Anónimo
24.11.2012 12:27
ESTE E O DINOSAURO Q OS ANGOLANOS DVEM DERRUBAR , ELE E UM LAMABO LADRAO Q QUER TUDO PARA ELE ,
A AFRICA DEVE PURGAR O JOSE EDUARDO , KABILA , KAGAME , MUSEVENI ELES SAO OS DITADORES E TODOS TOTALITARISTAS , O DESAPARECIMENTO DELES TRARA A BONANZA.


por: Pantera-Negra de: Luanda-Angola
23.11.2012 13:20
Está aí uma das grandes vergonha de África e sobretudo de Angola, esse homem não tem auto-estima de tão insensível, ganancioso e avarento que é.

Não mede esforço para alcançar seus intentos porém, tem os dias contados porque o tempo pelo menos esse, não perdoa e consigo virá a justiça Divina.


por: Anónimo
22.11.2012 21:55
O JOSE EDUARDO DOS SANTOS AFIRMARA Q ELE ENCONTROU A POBREZA ANTES DE SER PRESIDENTE , NUNCA UM PRESIDENTE PODE FAZER TAL AFIRMACAO , QUANDO UM LIDER LUTA CONTRA A POBREZA ELE LUTA PARA CONFIRMAR A SUA RIQUEZA FAMILIAR , A CONVERSA COM A JUNVENTUDE E UMA HIPOCRESIA , DESDE Q ESTE HOMEM USURPOU O PODER NUNCA TEVE UMA APROXIMACAO COM O POVO Q ELE MENTE TER LHE VOTADO , ELE E UM LAMBAO QUER TUDO PARA ELE, NAO CONSEGUE CONFRONTAR-SE COM UM DIALGO FRANCO , SO PENSA USAR A POLITICA DE " LA TERRE BRULER "

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Vilma Nhambi - Participante Yalii
X
30.07.2014 12:56
Vilma Nhambi - Participante Yali. Veio de Moçambique e tem um projecto com mulheres e adolescentes nas zonas rurais.
Vídeo

Vídeo Vilma Nhambi - Participante Yali

Vilma Nhambi - Participante Yali. Veio de Moçambique e tem um projecto com mulheres e adolescentes nas zonas rurais.
Vídeo

Vídeo Selma Neves - Participante Yali

Selma Neves - Participante Yali, veio de Cabo Verde. É Presidente da Incubadora, uma cooperativa de empoderamento de mulheres e fica por mais dois meses para um estágio em Nova Iorque
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 29 Julho 2014

Os principais assuntos que fazem a actualidade dos Estados Unidos da América, com Bruna Ladeira
Vídeo

Vídeo Majo Joseph - Participante Yali

Majo Joseph - Participante Yali veio de Moçambique e a sua área de acção é a sociedade civil e seu empoderamento
Vídeo

Vídeo Akiules Neto - Participante Yali

Akiules Neto - Participante Yali. Veio de Angola e a sua vida são os números
Vídeo

Vídeo Mamografias 3D revolucionam detecção do cancro da mama

Durante anos as mamografias desempenharam um papel vital na detecção do cancro da mama. Mas nem sempre conseguem identificar tumores perigosos. A tecnologia a três dimensões pode revolucionar a triagem e salvar vidas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Julho 2014

Os títulos que encerraram a semana no continente africano. Dos ataques do Boko Haram à expansão do vírus do ébola
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 24 Julho 2014

Os principais acontecimentos que marcam a actualidade americana na penúltima semana do mês de Julho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Julho 2014

Os principais títulos que marcam a actualidade de África nesta Quinta-feira
Mais Vídeos