Links de Acesso

Angola vai pagar centenas de milhões de dólares em juros de dívidas


Angola vai pagar mensalmente cerca de 180 milhões de dólares em juros de dívidas que tem estado a contrair para fazer face à crise fiscal causada pela queda do preço do petróleo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:31 0:00
Faça o Download

Só na última semana Angola colocou no mercado primário de dívida 277 milhões de dólares em títulos e obrigações do tesouro com taxas de juro que variam entre os 6,46% e os 8,34%.

Para além disso, e no mesmo período, Angola vendeu directamente ao público nesse mesmo pouco mais de nove milhões e meio de dólares com as taxas de juro a chegarem aos 8,34 % ao ano.

O orçamento geral do Estado para 2015, cuja versão revista começou Segunda-feira a ser discutida na especialidade no parlamento angolano, prevê que Angola vai este ano pagar quase seis milhões de dólares por dia em juros da total da sua dívida que deverá ascender a 47 mil milhões de dólares ou seja cerca de 45,8% do Produto Interno Bruto.

O governo angolano negociou já financiamentos com o Banco Mundial no valor de 500 milhões de dólares, Goldman Sachs 250 milhões de dólares, Gemcorp Capital 250 milhões de dólares e ainda com o banco espanhol BBVA no valor de 561 milhões de dólares.

Entretanto o Semanário Angolense disse que face à oposição de deputados do partido no poder o governo angolano vai dar uma isenção a angolanos de pagarem a proposta taxa especial sobre transacções cambiais. Essa isenção só será válida até um certo montante cujo número o jornal disse não ter conseguido averiguar.

A decisão de taxar as transacções cambiais é vista como uma tentativa não só de usufruir rendimentos para o governo dessas transacções, mas também travar a saída de divisas do pais.

XS
SM
MD
LG