sábado, 25 outubro, 2014. 11:54 UTC

Notícias / Angola

Caso Kamulingue-Kassule: UNITA convoca manifestações para exigir explicações

Os dois activistas, Alves Kamulingue e Isaías Kassule, desapareceram em Maio de 2012 em Luanda, quando tentavam organizar uma manifestação.

Kamulingue e Kassule, os dois activistas angolanos desaparecidos desde Maio passado
Kamulingue e Kassule, os dois activistas angolanos desaparecidos desde Maio passado
António Capalandanda
A UNITA, o principal partido da oposição angolana, convocou para o mês de Maio de 2013, uma manifestação à escala nacional para exigir do presidente da república, José Eduardo dos Santos, uma explicação sobre o desaparecimento de 2 activistas, Isaías Kassule e Alves Kamulingue.


Vitorino Nhany, secretário-geral da UNITA anunciou durante um comício no Andulo, província do Bié, que marcou o lançamento da campanha do seu partido para as eleições autárquicas, que os protestos podem realizar-se, inclusivamente defronte ao palácio presidencial.
“A UNITA vai se pronunciar sobre o caso Kamulingue” afirmou o político, avisando que “ se necessário iremos mobilizar milhões de angolanos para irmos ao encontro daquele que matou ou fez desaparecer Kassule e Kamulingue”.

Os dois activistas, Alves Kamulingue e Isaías Cassule, desapareceram em Maio de 2012 em Luanda, quando tentavam organizar uma manifestação, mas até ao momento não existem pistas sobre o paradeiro ou a existência dos mesmos.

Falando a mais de nove mil pessoas no estádio 11 de Novembro do Andulo, Nhany afirmou que agora a contradição em Angola já não é entre o MPLA e a UNITA.
“A contradição está entre o Sr. José Eduardo dos Santos e todo povo de Angola. Já não é mais contra o MPLA” disse o político acrescentando que “ não devemos meter no mesmo saco MPLA e José Eduardo dos Santos. José Eduardo dos Santos é a pior figura da situação que nós estamos a atravessar em Angola.”

À Voz da América, aquele dirigente partidário explicou que em Maio completa-se um ano sobre o desaparecimento dos dois activistas e a situação se torna cada vez mais preocupante porque mão há rasto da sua existência.

“ Nós achamos que a UNITA deve servir de vanguarda para mobilizar os angolanos no sentido de persuadir aquele que não quer dar resposta relativamente a situação de Alves Kamulingue e Isaías Kassule. Esta é posição da UNITA enquanto maior partido na oposição não pode continuar que os autores dessa situação estejam incólumes.”

Nhany diz ainda que, o seu partido não teme represálias caso saia as ruas e  acusou ainda, o político do MPLA, Bento Kangamba, de ser umas das pessoas de confiança de Eduardo dos Santos por conduzir uma das milícias pró-governamentais que tem vindo a reprimir manifestantes desde 2011.

Autoridades governamentais e a procuradoria-geral realizaram, recentemente duas reuniões com familiares e amigos dos desaparecidos, mas estes afirmam que as mesmas forem inconclusivas – dado que não se sabe se Kamulingue e Cassule estão mortos ou vivos, e se estiverem vivos, em que local se encontrarão.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Fonso de Almeida de: Luanda
29.01.2013 09:05
Agora isso vai pegar fogo podem contar comigo nesta manifestaçao.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 24 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
24.10.2014 18:05
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Levados pelo Boko Haram

O mundo espera para ver se a Nigéria consegue negociar a libertação das 219 raparigas da escola de Chibok, raptadas pelo grupo islâmico Boko Haram em Abril. Activistas dizem que o Boko Haram já raptou centenas de jovens rapazes, mulheres e crianças, desde 2009.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos