quinta-feira, 03 setembro, 2015. 02:28 UTC

Notícias / Angola

Muitos angolanos não pagam impostos por falta de informação

A legislação angolana impede os cidadãos de ter acesso aos concursos públicos, se estiver em falta com as suas obrigações

Arão Ndipa
O sistema tributário angolano encontra-se muito desfazado da realidade sócio-economica, e dos principios constitucionais em vigor.

Por isso, o executivo angolano anunciou em 2010, um despacho presidencial que cria o projecto da reforma tributária, que vias dotar o país de um sistema tributário moderno, capaz de dar resposta aos objectivos, e finalidades da política tributária, e aos desafios de desenvolvimento, almejando não só a captação de maiores receitas para o Estado, mas também de um válido e eficaz sistema de políticas de atracção de investimentos.

Entretanto, as autoridades têm encontrado imensas dificuldades para regular este mercado, uma vez que são constantes as informações de denuncias de fuga ao fisco.


A conclusão que se tem é que os Angolanos ainda não têm a cultura de pagar impostos ao mesmo tempo que desconhecem os beneficios deste procedimento admnistrativo para as suas vidas.
Muitos angolanos não pagam impostos por falta de informação, por isso muitos agentes económicos não declaram os seus rendimentos.

Como consequência, a legislação angolana impede os cidadãos de ter acesso aos concursos públicos, se estiver em falta com as suas obrigações.

Para nos falar sobre o assunto, ouvimos José Dungo, representante do projecto da reforma tributária de Angola e Conceição Godinho, representante da quarta repartição fiscal de Luanda.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Mundo 2 Setembro 2015i
X
02.09.2015 17:56
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (III): Joel Almeida perdido em Nova Iorque

Desafiámos o Joel a contar-nos os seus dias e cada dia que passa é uma aventura. Perder-se em Nova Iorque tem sido uma constante. O Joel está na cidade da grande maçã para um estágio de 2 meses dentro do programa Young African Leaders Initiave, criado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Setembro 2015

Milahres dançam no festival tradicional suazi
Vídeo

Vídeo Manchetes americanas 1 Setembro 2015

Ben Carson, um novo Obama?
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdade

Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (I): Joel Almeida e a primeira aventura em Nova Iorque

Joel Almeida, de Cabo Verde, é designer de jogos e tem uma start-up. Participou no programa YALI por 6 semanas e dentro da mesma iniciativa está entre os 100 escolhidos para fazerem um estágio nos Estados Unidos durante 2 meses. Joel está em Nova Iorque e aceitou o desafio de nos contar os seus dias
Mais Vídeos