Links de Acesso

Lei de Imprensa angolana aguarda pela sua regulamentação há seis anos


Jornais angolanos
Jornais angolanos

A UNITA vai questionar na Assembleia Nacional os motivos da não regulamentação da Lei de Imprensa.

A UNITA mostra-se preocupada com o actual estado da comunicação social em Angola. É assim que o presidente Isaías Samakuva orientou a sua bancada parlamentar a questionar na Assembleia Nacional os motivos da não regulamentação da Lei de Imprensa aprovada há seis anos.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:07 0:00
Faça o Download

“A lei de imprensa deve ser regulamentada, é altura de exigir que seja regulamentada”.

Orientação acatada pelos deputados do grupo parlamentar da UNITA. Adalberto da Costa Júnior deplora o facto da comunicação social estar totalmente nas mãos do executivo angolano:

“Temos uma comunicação social absolutamente controlada”.

Uma atitude do partido que governa Angola totalmente reprovável na óptica do parlamentar dos “maninhos”:

“Este partido de regime que controla por exclusividade naquilo que devia ser propriedade de todos nós”.

O chefe da bancada parlamentar da UNITA, o jornalista Raúl Danda diz, existir no país uma estratégia para impedir que os angolanos de todo território acompanhem as informações reais sobre Angola:

“Porque é que as pessoas não podem ouvir a Rádio Despertar noutras localidades? Porque que é que a Rádio Ecclesia, muito mais antiga que a Rádio Nacional não pode ser ouvida em todo país?

Outra jornalista, Suzana Mendes, pensa que a crescente concentração de títulos da comunicação nas mãos das mesmas pessoas não ajuda nada a liberdade de imprensa:
“Apesar do aumento do número de órgãos de comunicação social notamos que a maioria continua concentrada nos mesmos grupos, isto é preocupante”.

Já a analista política Alexandra Simeão reprova o facto da Rádio Ecclesia e outras que promovem o contraditório só se escutarem em Luanda:

“Não há nenhuma razão para que o contraditório não seja feito e não chegue onde quer que seja e que de facto já não se justifica que não seja estendido a todas as províncias e que seja o cidadão a escolher qual a rádio que quer ouvir”.
XS
SM
MD
LG